05 novembro, 2009

Mensagens de texto revelam os sensíveis ‘metrotextuais’

Pesquisa mostra que tecnologia ajuda a 'sensibilizar' público masculino.
Cada vez mais homens mandam beijo para outros homens por SMS.


Da Reuters
Com a ajuda das tecnologias móveis, os homens estão demonstrando mais afeto ao terminar suas mensagens a amigos com um beijo (x), derrubando preconceitos ao formarem uma nova geração conhecida como "metrotextuais".



Com o advento do celular e das mídias sociais, (...) os homens podem compartilhar seus sentimentos mais facilmente -- especialmente com amigos homens"

Novos estudos da empresa de telefonia celular T-Mobile revelam que quase um quarto dos homens (22%) inclui regularmente um beijo em mensagens de texto para outros amigos homens, afirmou a T-Mobile em comunicado.

A “metrotextualidade” é especialmente comum entre jovens de 18 a 24 anos, uma vez que 75% deles, frequentemente, terminam seus SMS com um beijo. Já 48% admitem que a prática já se tornou comum entre seus amigos.

Nessa mesma faixa etária, quase um quarto dos homens (23%) até gosta de ver um "x" em mensagens de pessoas que não são tão próximas.

Mas não são apenas os mais jovens que se tornaram “metrotextuais” -- um em cada dez homens com mais de 55 anos frequentemente termina suas mensagens de texto com um beijo, segundo a pesquisa.


O estudo também revelou que há certas regras de etiqueta para a “metrotextualidade”. Um "x" minúsculo é preferível entre a maioria dos entrevistados (52%), ante os 17% que preferem um "X" mais confiante, em caixa alta. Além disso, um em cada três homens mostra ainda mais carinho com três beijinhos em letra minúscula (xxx).

O psicólogo Ron Bracey afirmou que homens são tradicionalmente relutantes em compartilhar seus sentimentos com amigos e tendem a ser fechados.

"No entanto, com o advento do celular e das mídias sociais, cada vez mais a comunicação é feita de forma não-verbal, e através disso os homens podem compartilhar seus sentimentos mais facilmente -- especialmente com amigos homens", disse Bracey.

Metrotextual assumido, Nick Kirkham, de 25 anos, afirmou que ele e seus amigos enviam beijos uns para os outros há anos.

"Inclusive, meu chefe e meus clientes à parte, não há ninguém a quem não mandaria um beijo por SMS", disse Kirkham, que trabalha com seguros.

Nenhum comentário: