
Pertencimento
por Solange Pereira Pinto
E então alguém nos diz: é preciso pertencer. Ser parte de... Criança-colo-de-mãe. Adolescente-grupo. Adulto-patrões. Idoso-. Para uns a praia deserta. Para outros a metrópole. Para uns o que se conhece. Para outros o que não se sabe. Para uns o terno riscado. Para outros os pés no chão. Ser parte de... Onde é que cada um vai caber? Em roupas. Em sapatos. Em CPFs. Em contas-bancárias. Para uns a casa ao lado. Para outros a rua inteira. Para uns a cidade. Para outros o país. Para uns o hemisfério. Para outros o universo. Ser parte de... Onde é que cada um vai caber? Ser próprio, ser devido, pertencer. Ou merecido, caber. Ser peculiar. Ou sofrer. A passar por portas. A olhar entre janelas. A esgueirar-se em frestas. A saltar de poços. A pular buracos. Para ser parte de. Lembra um travesseiro talvez. Amarelado, cheirando a saliva. Um berço de palha ou de aço. Já distante. Quase sem forma. Ou nem se recorda mais de. Não. Ser parte de... Onde é que cada um vai caber? Para uns os outros. Para o outro ninguém. Para todos: pertencer. Para em si mesmo, caber. Ser parte de.
(24.03.2004)
5 comentários:
É preciso pertencer, mas eu prefiro não me pertencer. Existem prisões que são criadas na liberdade!
Gostei do teu blog.
Visite o meu. Lá encontras poemas, crônicas e derivados.
www.angelcesar.zip.net
Abraços,
Angel Cabeza
Que foto bonita, hein, Soll?Humm...o texto eu li! É isso mesmo que poeticamete escreveste. Bjs do Anjo do Sul, eu, Roger, né? O Roger puro e inocente! Eeheeheh!
Pertencer a..é reconhecer a perda da individualidade, o bem mais precioso do Homem.
Eu não pertenço a nada senão a mim próprio.
Soll, faz uma visitinha a meus blogs quando puder, tá?
Um abraço desde Lisboa
Jorge
Belo texto... Eu sempre me senti uma peça defeituosa do quebra-cabeça da vida.
oi pessoal, vou pensar sobre isso de não pertencer x liberdade x pertencer x adequação x inadequação! obrigada pela visita e comentários! bjsssss
Postar um comentário