27 dezembro, 2010

tendências

Top 10 tendências do turismo de luxo em 2011

Especialista mostra que luxo não está mais no preço do produto e sim no valor agregado

Juliana Castro, do 
Marco de Bari/Quatro Rodas
Aston Martin DBS modelo 2010
Aston Martin: esportivos de luxo
Rio de Janeiro - O luxo não está mais no preço dos produtos e sim no valor agregado a ele. É o que mostrou Karen Weiner Escalera, especialista em turismo de luxo e fundadora da KWE Partners de Miami, durante o Luxury Marketing Council Brazil, em São Paulo.

No evento, ela divulgou as 10 tendências do mercado de turismo de luxo para 2011. Entre os pontos abordados, o TOP 10 inclui o pensamento sustentável, no qual os clientes passam a se importar com o benefício que o produto traz para o meio ambiente ou se a compra vai ajudar comunidades carentes. 

1. 
Retorno de valores tradicionais e tempo qualitativo com a família e amigos.
Veja os 10 pontos abordados por Karen:
2 . Uso de novos vocabulários: valor, qualidade, design prático, necessidade real, luxo individualizado, status pelo conhecimento e não pela ostentação.
3. Valor e não preço é o fator chave na hora da compra, já que agora é equacionada pela necessidade do consumo inteligente. A questão agora é o apelo racional (investimento, qualidade, valor de marca) e emocional (paixão, oportunidade, tendência, experiência e exclusividade).
4. Mesmo em tempos de tecnologia dominante, consumidores estão cada vez mais a procura do apelo aos sentidos – visual, auditivo, olfativo, gustativo e tato.
5. A valorização efetiva da marca pode vir desde a relação com a arquitetura e a arte, até a assinatura de perfumes, gastronomia e musica. 
6. O advento do neo-tribalismo, com o desenvolvimento de sociedades fracionadas em “tribos”, não étnicas, mas determinadas pelos interesses profissionais e pessoais e pelas paixões pela cultura, gastronomia, artesanato, moda, sapatos, viagens.
7. O mercado está menos definido “psicodemograficamente”, ou seja, por comportamento. Isso criou um grande número de oportunidades de marketing de novos nichos e micro-nichos. Na área de turismo, por exemplo, existem tendências como o turismo de animais de estimação, cinematográfico, feminino, de solteiros. As "vilas tribais" são comunidades online onde pessoas podem dividir seus interesses, como o Facebook, Twitter, Foursquare, Linked in, entre outras.
8. O consumo consciente trouxe consumidores influentes que gostam de saber que suas compras podem ajudar, de alguma forma, comunidades carentes ou beneficiar o planeta.
9. Criatividade é a nova moeda de troca. Os consumidores desejam produtos únicos e individualizados, e que seus amigos não tenham. Além disso, mais e mais consumidores querem criar e desenhar seus próprios produtos.
10. Com o envelhecimento da população mundial, atividades relacionadas com saúde, bem-estar e medicina anti-envelhecimento (anti-aging) vão se tornar prioridades, criando grandes oportunidades de novos negócios, como por exemplo viagens de saúde e receptivos médicos.

presente diferente


10 Idéias de Presentes de Natal para Blogueiros

Presentes de Natal para Blogueiros
Já pensou no que vai dar de presente de Natal para o blogueiro ou blogueira da sua vida? Ou para aquele amigo-irmão-camarada-blogueiro que só para de falar de blogs para lhe ajudar em caso de emergência ou crise?
Não? Não tema! :P Aqui vão algumas sugestões de presentes perfeitos – de blogueiros para blogueiros. E vice-versa.

1 – Theme ou Template

Quem não gostaria de ganhar um belo theme ou template de presente? A exceção aqui é se a pessoa que você quer presentear já tem um theme ou template customizado, é claro. Nesse caso, melhor pensar em outra coisa.
Se a pessoa ainda não tem seu theme customizado, você tem várias opções:
  • Se conhece BEM o presenteado e sabe do que ele gosta, pode comprar um pronto ou mandar fazer um customizado, que se adapte ao gosto dele;
  • Se sabe que há algum tema pronto que ele cobiça há tempos, pode comprá-lo e realizar o desejo do presenteado;
  • Se não tem idéia do que a pessoa gostaria, pode contratar alguém para fazer o tema para ela, e arcar com os custos;
  • Se você sabe fazer themes ou templates, faça um! :)

2 – Blog

Sim, um blog, porque não?
O Alê Martins escreveu um excelente post sobre isso há três anos: Dê um blog de Natal!
Eu só acrescentaria duas coisas ao texto dele, caso a pessoa presenteada não tenha idéia de como administrar/manter um blog, e pretenda fazê-lo:
  • Faça uma compilação de links que ensinem o básico, para entregar junto com o blog. Aqui no Blosque você encontra vários na seção Começando a Blogar. O Bê-a-Blog pode ser útil também, dependendo do caso;
  • Disponha-se a guiar o presenteado em seus primeiros passos neste mundo bloguístico e efigênico. Informe que você estará à disposição para tirar dúvidas, dar orientações simples e ajudar a resolver pequenos problemas.

3 – Domínio Próprio

Se um blog inteiro lhe parece muita coisa, que tal um domínio (caso a pessoa em questão ainda não tenha um)?
Como escolher o domínio? Novamente, o Alê dá excelentes dicas:
Seja sensato na escolha do domínio. Para escolher sem errar, pode ser o nomedopresenteado.com.br ou .com, se eles estiverem disponíveis. Ou algum parecido com o nome do domínio que a pessoa mantém no serviço gratuito. Se não estiverem disponíveis, você vai ter que usar a criatividade e o bom gosto.

4 – Hospedagem

Esta é uma opção mais complexa, pois não seria bacana dar um gasto de presente. Além disso, se a pessoa usa um serviço gratuito de blog, pode ser que ela não queira migrar de serviço.
Então, pense bem antes de resolver dar uma hospedagem de presente. Se a pessoa não tem domínio, provavelmente você deveria dar as duas coisas juntas – com os gastos pagos no mínimo por um ano. E pelamor, escolha uma boa hospedagem – evite dores de cabeça futuras.
Se ela tem domínio e você vai presentear a hospedagem, também deveria ser por um ano no mínimo.
Uma opção bem menos complexa é dar hospedagem para quem já tem hospedagem. Não entendeu? Você pode pagar vários meses adiantados do serviço que a pessoa usa.
No entanto, não dê simplesmente o dinheiro ao presenteado, isso não tem graça. Entre em contato com a empresa, explique o quer fazer e veja quais são as possibilidades de manter tudo em segredo. Depois de tudo acertado, é só surpreender a pessoa com um cartão informando qual é seu presente. :)

5 – Assinaturas

Existem muitos serviços premium de assinatura online que podem fazer a alegria dos blogueiros e blogueiras em geral.
Alguns exemplos: FlickrEvernoteClickyPhotobucketThird TribeProblogger CommunitySeomoz,ScribeTheme Hybrid… Existem serviços de todos os tipos, para todos os gostos e todos os bolsos.
Descubra qual serviço se adapta ao seu bolso e às necessidades e gostos do seu presenteado, e invista em alguns meses ou ano do serviço.

6 – Gadgets

Não estou falando de gadgets do Blogger, mas de gadgets eletrônicos e tals. Acho que fores nove eu (que não sou muito ligada nisso), qualquer gadget bacaninha é sucesso garantido com qualquer blogueiro.
Justamente porque não sou ligada nisso, não tenho dicas para dar; dê uma olhada nos blogs de tecnologia que você conhece, se precisa de idéias. Ou pergunte no Twitter. :P

7 – Software

BlogJet e Gravity são os únicos dois que me ocorrem agora, mas qualquer software que facilite a vida blogueira é uma excelente opção. Pense fora da caixa. ;)

8 – Links

Links são o sangue da Internet, e todo blogueiro adora recebê-los. Incluir alguém no seu blogroll ou na sidebar pode ser um singelo presentinho que com certeza vai agradar.
Só escolha bem quem vai presentear dessa forma; ser incluído em uma lista que tem mais quinhentos links não é muito bacana.

9 – Post

Aqui você tem duas opções: escrever um post-resenha no seu blog, ou escrever um guest post para que o presenteado possa publicar em seu blog quando quiser.
Lembre que a qualidade desse presente está diretamente ligada ao esforço e cuidado que você colocar ao escrever o texto. Principalmente se for um guest post, certifique-se de que o assunto e estilo do texto são apropriados para o blog do presenteado.

10 – Serviços

Com certeza você manja de alguma coisa relacionada aos blogs: código, template, SEO, etc; sem importar o que seja, você pode oferecer como presente um serviço que você saiba fazer bem.
É recomendável que você deixe claro o prazo e o escopo do serviço, para que seu presente não gere expectativas exageradas e acabe criando problemas entre você e seu amigo blogueiro.

Finalizando

Como você pode ver, dar um presente bacanésimo para um blogueiro só depende de criatividade e cuidado ao escolher. Se você escolher com carinho, com certeza terá em mãos algo inesquecível – tanto para você como para quem vai receber o presente. :)
Image Credits: Nice Photo

17 dezembro, 2010

Nas ruas de Brasília: Antes das seis, depois das seis, faltam três.

Nas ruas de Brasília: Antes das seis, depois das seis, faltam três.: "Em, 15.12.2010Por Pietra Luña Liguei para a antenada Joice na hora do Bom Dia Brasil, quando acabaram de anunciar sobre a pro..."