30 novembro, 2010

Luiz Eduardo Soares: A crise no Rio e o pastiche midiático

Luiz Eduardo Soares: A crise no Rio e o pastiche midiático: "Sempre mantive com jornalistas uma relação de respeito e cooperação. Em alguns casos, o contato profissional evoluiu para amizade. Quando a..."

27 novembro, 2010

25 novembro, 2010

quer saber sobre mídias sociais? veja os 10 blogs +

por Rykte

O que não faltam por aí são Blogs falando de Comunicação Digital e Mídias Sociais, e a maioria faz isso muito bem – é um assunto extremamente atual, e realmente apaixonante.
Mas tem alguns que se destacam,tanto pela frequência de postagem e tempo de existencia, como, principalmente, pela qualidade do conteúdo.
Selecionamos 10 desses Blogs, que devem ser acompanhados por todos os que trabalham ou se interessam em Mídias Sociais.
O Melhor do Marketing nasceu em 2009, pelas mãos do publicitário capixabaAndré Damasceno com a proposta de reunir as melhores informações sobre o mercado de comunicação e seu desenvolvimento.
Mais que um blog, O Melhor do Marketing é um espaço que oferece informação instantânea e trabalha na geração de conteúdos, novidades, estratégias e análises diárias sobre a publicidade e todo o universo da comunicação.
Coordenado pelo Jornalista e Blogueiro Clayton Carlos Torres, apresenta conteúdo próprio assim como uma seleção dos melhores artigos puvlicados na internet sobre Comunicação Digital.
O Blog comandado por Carlos Henrique Vilela, Publicitário, especialista em Gestão de Marketing pela FDC e Palestrante.Planner na agência mineira New360, conta com uma equipe de colunistas que garante a alimentação frequente de conteúdo altamente qualificado, com um foco especial na realidade dos Planners de Agências de Comunicação.
Dennis Altermann criou o Midiatismo em Março/2010 com o objetivo de compartilhar conhecimento com o mundo. O blog tem como tema o marketing digital, além da relação de todas as mídias sociais com a sociedade, a política, a comunicação, a publicidade e várias outras profissões.
O objetivo é sempre trazer conteúdo de qualidade para os leitores e interagir, sempre que possível, com todos os nossos leitores, além de trazer temas para serem discutidos entre todos os visitantes.
Apresentado como um Colectivo sobre Comunicação Digital, o projeto nasceu através da necessidade de um canal na internet brasileira para tratar basicamente sobre Comunicação Digital com ênfase em Mídias Sociais associadas às campanhas de Marketing de Publicidade na Web. Com o tempo, o conceito foi sendo alterado tendo como principal finalidade transmitir informação de fácil entendimento sobre os assuntos primordiais do projeto.
No ar desde setembro de 2009, tem como principal foco o crescimento da Comunicação Digital, Redes Sociais como integração da divulgação de produtos e serviços utilizando as mídias sociais como ferramentas de comunicação.
Blog fundado por Kaio Freitas, Publicitário e CEO da Juicebox, conta também com uma equipe de colaboradores que oferece dicas, análises de notícias e divulgação de eventos sobre Mídias Sociais e Comunicação Digital em geral.
Com a intenção de ter uma plataforma para prever tendências e acompanhar a evolução das mídias sociais, o Blogueiro Ricardo de Paulaconseguiu aglutinar uma audiência bastante engajada com o assunto, e que promove discussões que vale a pena acompanhar.
Criado por Gabriel Galvão, este Blog tem como foco a visão de marketing direccionada aos pequenos empreendedores, que são tratados pelos gigantes do mundo empresarial como pequenos pontos dentro de todo um imenso universo. O Ponto Marketing visa mostrar que os pequenos podem tirar proveito dessa condição e, adaptando corretamente o marketing, obter bons lucros com uma atuação consistente no mercado.
Um dos mais completos e ativos nesta lista, o ResultsOn é uma verdadeira Central de Informação, abordando uma gama de assuntos extremamente vasta, e com uma equipe de colaboradores extremamente heterógenea. Conta também com diversos recursos que vale a pena conferir.
Com a proposta de pensar a internet de uma forma crítica, o Web Diálogos aborda temas relacionados com Novas mídias, SEO, cibercultura, mídias sociais e marketing digital. Alimentado regularmente, é também um ótimo lugar para se manter permanentemente informado do que de mais importante acontece neste universo.

23 novembro, 2010

Calendário 2011


clique na imagem para ampliá-la!


...

21 novembro, 2010

Contardo Calligaris e eleiçoes 2010

"Essa última foi a função das militâncias, oficiais e oficiosas. Sobre esse tema sou suspeito: tenho ojeriza a todas as identidades coletivas. A história de minha geração de europeus e norte-americanos é que passamos por várias identidades coletivas e, no fim, ficamos fundamentalmente anarquistas (ou, numa vertente mais integrada, individualistas)". leia mais...

20 novembro, 2010

Contardo Calligaris- Felicidade e alegria

Contardo Calligaris- Felicidade e alegria




Ser alegre (muito melhor do que ser feliz) é gostar de viver mesmo quando a vida nos castiga


Quando era criança ou adolescente, pensava que a felicidade só chegaria quando eu fosse adulto, ou seja, autônomo, respeitado e reconhecido pelos outros como dono exclusivo do meu nariz.

Contrariando essa minha previsão, alguns adultos me diziam que eu precisava aproveitar bastante minha infância ou adolescência para ser feliz, pois, uma vez chegado à idade adulta, eu constataria que a vida era feita de obrigações, renúncias, decepções e duro labor.

Por sorte, 1) meus pais nunca disseram nada disso; eles deixaram a tarefa de articular essas inanidades a amigos, parentes ou pedagogos desavisados; 2) graças a esse silêncio dos meus pais, pude decretar o seguinte: os adultos que afirmavam que a infância era o único tempo feliz da vida deviam ser, fundamentalmente, hipócritas; 3) com isso, evitei uma depressão profunda pois, uma vez que a infância e a adolescência, que eu estava vivendo, não eram paraíso algum (nunca são), qual esperança me sobraria se eu acreditasse que a vida adulta seria fundamentalmente uma decepção?

Cheguei à conclusão de que, ao longo da vida, nossa ideia da felicidade muda: 1) quando a gente é criança ou adolescente, a felicidade é algo que será possível no futuro, na idade adulta; 2) quando a gente é adulto, a felicidade é algo que já se foi: a lembrança idealizada (e falsa) da infância e da adolescência como épocas felizes.

Em suma, a felicidade é uma quimera que seria sempre própria de uma outra época da vida - que ainda não chegou ou que já passou.

No filme de Arnaldo Jabor, "A Suprema Felicidade", que está em cartaz atualmente, o avô (extraordinário Marco Nanini) confia ao neto que a felicidade não existe e acrescenta que, na vida, é possível, no máximo, ser alegre.

Claro, concordo com o avô do filme. E há mais: para aproveitar a vida, o que importa é a alegria, muito mais do que a felicidade. Então, o que é a alegria?

Ser alegre não significa necessariamente ser brincalhão. Nada contra ter a piada pronta, mas a alegria é muito mais do que isso: ser alegre é gostar de viver mesmo quando as coisas não dão certo ou quando a vida nos castiga. 

É possível, aliás, ser alegre até na tristeza ou no luto, da mesma forma que, uma vez que somos obrigados a sentar à mesa diante de pratos que não são nossos preferidos ou dos quais não gostamos, é melhor saboreá-los do que tragá-los com pressa e sem mastigar. Melhor, digo, porque a riqueza da experiência compensa seu caráter eventualmente penoso.

Essa alegria, de longe preferível à felicidade, é reconhecível sobretudo no exercício da memória, quando olhamos para trás e narramos nossa vida para quem quiser ouvir ou para nós mesmos. Alguém perguntará: é reconhecível como?

Pois é, para quem consegue ser alegre, a lembrança do passado sempre tem um encanto que justifica a vida. Tento explicar melhor.

Para que nossa vida se justifique, não é preciso narrar o passado de forma que ele dê sentido à existência. Não é preciso que cada evento da vida prepare o seguinte. Tampouco é preciso que o desfecho final seja sublime (descobri a penicilina, solucionei o problema do Oriente Médio, mereci o Paraíso).

Para justificar a vida, bastam as experiências (agradáveis ou não) que a vida nos proporciona, à condição que a gente se autorize a vivê-las plenamente.

Ora, nossa alegria encanta o mundo, justamente, porque ela enxerga e nos permite sentir o que há de extraordinário na vida de cada dia, como ela é.

É óbvio que não consegui explicar o que são a alegria e o encanto da vida. Talvez eles possam apenas ser mostrados: procure-os em "Amarcord" (1973), de Federico Fellini, em "Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas" (2003), de Tim Burton ou no filme de Jabor. "A Suprema Felicidade" me comoveu por isto, por ter a sabedoria terna de quem vive com alegria e, portanto, no encantamento.

Segundo Max Weber (1864-1920), a racionalidade do mundo industrial teria acabado com o encanto do mundo. Ultimamente, bruxos, vampiros, lobisomens, deuses e espíritos andam por aí (e pelas telas de cinema); aparentemente, eles nos ajudam a reencantar o mundo.

Ótimo, mas, para reencantar o mundo, não precisamos de intervenções sobrenaturais. Para reencantar o mundo, é suficiente descobrir que o verdadeiro encanto da vida é a vida mesmo.


18 novembro, 2010

divagando sobre amizades e diálogos









certos afastamentos são + saudaveis do q uniões baseadas em "perde/ganha", nas quais apenas um tem as benesses da relaçao e o outro dores.



 Nando Reis: Frases 
 by Solangewww
A gente perde quando diz, e perde também quando não diz.


 Solange Pereira 

quando as pessoas já ñ sao capazes de entendimento (perceber o outro e lhe ouvir verdadeiramente) e o diálogo já ñ dá liga, melhor afastar.
 Solange Pereira 

nesta arte da conversação há espaço para divergências, mas ñ há para a surdez ou invisibilidade do outro. ambos falantes devem ser vistos.
 Solange Pereira 

não é fácil exercer o dialogismo. todo mundo quer "monologar" e ser ouvido. as trocas estao mais raras e as amizades tbm. há perda p todos.
 Solange Pereira 

o dialogo é uma construção coletiva do pensamento entre 2 pessoas que se respeitam e se compreendem mutuamente c/ um distanciamento pontual.
 Solange Pereira 

hj papeie longamente com uma queridona e vi a diferença entre os dialogos que eu travava ultimamente. nem todos sabem dialogar, construir.


 Solange Pereira 

amizade deveria ser uma parceria de levantador e cortador, na qual o diálogo é a bola. mas tem amigo que parece bloqueio e mete a bola fora