31 outubro, 2007

Preciso de você URGENTEMENTE...

Queridos leitores,

Preciso da opinião de vocês.
Vote em cinco das frases abaixo (poste seu voto nos comentários), pois preciso fazer a divulgação de uns textos meus e quero saber quais despertam maior curiosidade e vontade de ler o texto inteiro...
Quem quiser pode responder por e-mail (sollpp@gmail.com)

beijos agradecidos, Soll


1)
[...] A menina de olhar volante segue arredondando esquinas. Não há certo. Nem incerto. Um pedaço de riso espatifa-se na areia que se levanta em ventania [...]. (Miniconto sem nome)

2)
[...] Então, vou aproveitar que “caí” da rede, me esborrachei, para digitar meu veneno. [...] (As frases odiosas que evitaram as frases grandiosas)

3)
[...] Tornando eu, alma, corpo, consciência, esquecimento, destino, excitação, indiferença encontrei o narrador, no final [...]. (A fronteira entre o precipício e a terra firme existe?)

4)
[...] Onde você vai dormir? Eu? Detestava esses monossílabos educados. Sim, você não está trabalhando? Sim, estou. Numa hora dessas vai embora, não vai? [...]. (Antes de o sol nascer)

5)
[...] Ora leve, ora intenso, o tempo vai caminhando entre traduções de silêncios e verdades. [...] (Um domingo com Marçal Aquino)


6)
[...] Monossílabos enfrentando monossílabos. Acariciados por interjeições, fomos nos grudando em palavras. [...] (Solostrix)


7)
[...] O mapa indica na estreiteza da noite aonde atravessar o espelho. [...] (A ilha do beco)

8)
[...] A menina Alice só percebia o que ouvia. Não perdia um palanque, um palco, um caixote. [...] (Aquilo que escapa)

9)
[...] Daí entra ele outro a emoldurar balcões, olhar perfis, medir situações. [...] (Bundas às quatro da madrugada)

10)
[...] O sertão da alma açoitava o menino. Sem nome. Lia figuras. [...] (Três Segundos)

11)
[...] A tarde passava. Os brigadeiros sumiam. [...] (Oi, há quanto tempo eu não lhe vejo?)

12)
[...] Atendo. Volto. O frango partido. O Brasil também. [...] (Um frango as cinco)

13)
[...] Sair desse apartamento. Do quarto alugado. Sim. Vestir cores de sonhos e rosto de porcelana. [...] (Baile de máscaras)

Nunca duvide da capacidade delas

Recebi por e-mail:

Marido e mulher estavam dividindo uma garrafa de um bom vinho, quando ele
disse:

-Querida, aposto que você não é capaz de dizer algo que me deixe alegre e
triste ao mesmo tempo!

A mulher responde na bucha:


-Seu pinto é o maior do bairro!



_____________
hahahahaahahah

30 outubro, 2007

Às vésperas




A seca levanta a retina do asfalto. Não há lágrima. Nem pó. Cinzentos caminham de um lado ao outro em tropeços ligeiros. Não há tempo. Nem dor. As manchas de manhãs livres se misturam às tintas da noite que prenha cansaços infindos. Não há suor. Nem frescor. A menina de olhar volante segue arredondando esquinas. Não há certo. Nem incerto. Um pedaço de riso espatifa-se na areia que se levanta em ventania. Não há alegria. Nem rubor. As janelas recolhem as nuvens sob as cortinas. Não há sol. Há calor. Mais um dia recortado da pele. Mais um nome desmontado em fonemas. Vozes quebradiças entalam os pensamentos. Desfocada a face, a imagem congela. Quem é ela? ela... la...a...


Texto e fotografia por Solange PP, às 6 horas do dia 30 de outubro de 2007. Véspera do Dia das Bruxas.
O sol espirra ao longe... Assobiando um Salute!

29 outubro, 2007

Hoje estou completamente BURRA! (ou sou?)

Olá amigos leitores deste blog,
Venho através deste post informar-lhes que a partir de hoje sou não sou leitora ou não sou brasileira. Visto que na introdução do estudo do movimento norte-americano Critical Legal Studies, CLS consta que é dirigido ao leitor brasileiro, e eu não entendi lhufas! Desculpe-me o erudito autor do texto, mas vejamos:



1) Introdução:
O presente estudo tem por objetivo apresentar ao leitor brasileiro as linhas gerais do movimento norte-americano Critical Legal Studies, CLS, que agitou a Filosofia do Direito nos Estados Unidos, bem como identificar o papel representado no movimento por um de seus mais importantes representantes: Duncan Kennedy. Seguem algumas notas a propósito da rebeldia acadêmica no direito norte-americano.


[...] busca dos elementos que oxigeram o cls indica a presença do marxismo ocidental, especialmente da tradição da Escola de Frankfurt, que, no entanto, não pode ser superestimada. Os frankfurtianos notabilizaram-se pela crítica da razão instrumental e pelo desconforto para com a apropriação do saber e do conhecimento como ferramentas de domínio e de alienação. Sob forte influência de Marx e de Freud, especialmente em Erich Fromm, construiu-se um projeto epistemológico marcado pelo desalento para com as verdades propostas pela ilustração, que foi imputada de totalitária por Horkheimer e Adorno (2001, p. 6). Marcuse era estudado obrigatoriamente nos campi norte-americanos. Releu os princípios de prazer e de realidade em Freud, demonstrou que o reino do irracional havia se tornado o ambiente do que realmente é racional, interpretou Hegel, apontando as vertentes do hegelianismo, à direita e à esquerda, especialmente incomodando-se com a apropriação do autor da Fenomenologia do Espírito por parte do fascismo. Albergados pelo Departamento de Estado Americano ainda na década de 1940, os frankfurtianos no exílio ocuparam-se com temas políticos a exemplo do estudo da autoridade, o que conduz a reflexões em torno do poder e de suas manifestações mais recorrentes, a propósito do direito. E a propósito da influência do pensamento de Freud, reitere-se a presença da psicanálise em Jerome Frank.

Assim, tem-se que o cls nasceu do encontro dos professores defenestrados de Yale com os progressistas de Harvard, sob forte influência do movimento direito e sociedade, com referenciais no realismo jurídico e formatado no ambiente prospectivo da tradição frankfurtiana do exílio. Conhecia-se a teoria social clássica, Marx, Weber e Durkheim. O estruturalismo francês de Foucault foi assimilado com o tempo, assim como influências de Derrida e do desconstrutivismo. A imaginar-se um pano de fundo, o atrevimento do grupo, sob um suposto timbre de niilismo, lembra-nos Nietzsche, assim como uma perene atitude de ceticismo remete-nos a Hume e à tradição aporética inglesa.(grifos meus)


(Trecho retirado do texto do autor Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy, pós-doutor pela Universidade de Boston, doutor e mestre em Direito pela PUC/SP, procurador da Fazenda Nacional)

28 outubro, 2007

Aperitivo


(Fotografia: o banquete na praça dos poderes/ de Solange Pereira Pinto)


Ganhei um mimo!
________________

Lá vem Soll com Idéias e Ideais. Não vem mais, não dá, pifou. Lá vem Soll Ato Com Texto. Não vei mais, não dá, pifou. Lá vem, lá vem, lululu, lalalá. Não dá, pifou. Pifou, off-line, mensagem não pode ser entregue. Lá vinha Soll msn, não vem mais. Pifou. Não pode? Não deu? Não dá, pifou. Gmail, google, lululu, lalalá. Não dá, pifou! Vinha, inha, nha. Não dá, pifou. Cadê? Hein? Não dá, pifou. Afe! Afe! Afe! Tico-teco, não dá, pifou! Arg, arg, arg! Blefe de mestre, não dá, pifou. Dançou, pulou, gritou: Assim não dá, puta que pariu. Suspirou. (por Fernanda Ramirez)



________________
Agora vou ao almoço e ao clube lalalalá, lululu, heheheh, fêfêfê, blábláblá!

Einstein, frases comuns?


Desenho eletrônico: "Cotidiano"
Autora: Solange (2006)


_____________________


Recebi essas frases atribuídas a Albert Einstein do querido Roger. Fico pensando que nós poderíamos ter escrito as mesmas reflexões. Nós, que vivemos do pensamento e da escrita, da inquitude e da curiosidade, da imaginação crente e descrente, registramos nossos aforismos.

Mas, pensando bem, os trechos "imortais" só "merecem" ser lidos quando escritos por também imortais. Sem reconhecimento por suas descobertas, as frases de Einstein amarelariam num caderno qualquer, pereceriam em diários, iriam, talvez, para o lixo... como é o destino dos papéis de todos os outros "mortais".

Enquanto não nos tornamos "eternos" nos consolamos em reproduzir nossos pensamentos a partir daqueles com os quais nos identificamos...

Assim, vamos "aspeando" a vida até que ela nos dê a oportunidade de nos deixar falar por nós mesmos...

Caso isso não aconteça, irão virar "dejetos" os nossos próprios pensamentos registrados nas cadernetas das citações copiadas.

Juntos, irão... nós e eles!


______

soll, lua cheia, sábado 23h50min

_____________________

"Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o criou. É preciso ir mais longe. Eu penso várias vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho em um grande silêncio e a verdade me é revelada."


__________________



"Às vezes me pergunto por que eu fui o único a desenvolver a teoria da relatividade. A razão, acho, é que um adulto normal nunca pára pra pensar nos problemas de espaço e tempo. Essas são coisas que só as crianças pensam. Mas como meu desenvolvimento intelectual foi retardado, como resultado eu comecei a me perguntar sobre espaço e tempo somente quando cresci."

_________________

"Eu sou suficientemente artista para desenhar livremente na minha imaginação. Imaginação é mais importante que conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação dá a volta ao mundo."


_________________


"Como é possível que a matemática, sendo afinal um produto do pensamento humano, que é independente da experiência, seja tão admiravelmente apropriada para os objetos da realidade? Será que a razão humana é, sem recurso à experiência, meramente pelo pensamento, capaz de sondar ("fathom") as propriedades das coisas reais?
Em minha opinião a resposta a esta pergunta é, em poucas palavras: na medida em que as leis da matemática referem-se à realidade, elas não são exatas; e, na medida em que elas são exatas, não se referem à realidade."


________________

"Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito."


_______________

"Não posso imaginar um Deus que recompensa e castiga os objetos de sua criação, cujos propósitos estão modelados com base em nossos próprios - em resumo: um Deus que não é senão um reflexo da fragilidade humana."

"Acredito no Deus de Espinosa, revelado na harmonia de tudo o que existe, mas não em um Deus que se preocupa com o destino e as ações dos homens."

_______________

"A vida não dá nem empresta, não se comove nem se apieda. Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos."

_______________

"A vida é como jogar uma bola na parede. Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul, se for jogada uma bola verde, ela voltará verde, se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca, se a bola for jogada com força, ela voltará com força. Por isso, nunca jogue uma bola na vida de forma que você não esteja pronto a recebê-la."


_______________

"Quero partir quando quiser. É de mau gosto prolongar a vida artificialmente; já dei o meu contributo, é tempo de partir. Fá-lo-ei elegantemente."


______________

27 outubro, 2007

site bom eu indico! criptologia, criptografia e a vovó vicki

"Resolvi começar pelo começo (sábia decisão, hehe), mesmo porque tenho a impressão de que, desde que o homem existe, exite também a vontade de esconder informação. É próprio da natureza humana. Pode dar o nome que quiser - segurança de dados, sigilo de informação, material classificado ou confidencial, segredo profissional, os escambau. A verdade verdadeira é que adoramos esconder o leite. Então, achei que o melhor a fazer seria seguir a história da criptologia.

Além disso, onde tem segredo, tem quem quer descobrir o segredo. Desde os primórdios da história existem métodos para esconder informações, dos mais simples aos mais engenhosos. Como a toda ação corresponde uma reação igual e contrária, desde a Antiguidade também existem os hackers e crackers que bolam métodos para decifrar e decodificar. Chega a ser engraçado saber quantos nerds e geeks se dedicaram à Criptologia até hoje...

Para minha surpresa, em pouco tempo esta seção do site já é uma das mais visitadas. Descobri que não era tão estranho assim eu gostar do assunto, pois milhares de internautas fizeram com que o ranking do site no Google mostrasse a Aldeia entre os primeiros quando o assunto pesquisado é criptografia ou criptologia! A Criptografia NumaBoa também acabou rendendo um convite para que eu escrevesse um livro. Após alguns meses de intenso trabalho (9 ao todo, como convém a uma gestação normal), CRIPTOGRAFIA - SEGREDOS EMBALADOS PARA VIAGEM já está nas grandes livrarias do país. Por estas e por outras, preciso agradecer a calorosa acolhida que todos vocês me deram.

A todos, veteranos ou novatos da Criptografia NumaBoa, um grande abraço da Vó Vicki"

Infográficos paradoxais, mistura de gráficos e animais...

(por Soll)ou (pôr-do-sol)...


(Linha do tempo - história da escrita)


"E Deus criou o homem para criar lápis, caneta, laptop. Então, nasceu a Solange para construir frases criativas, blogar e palestrar (quem dá palestra não recebe, logo não dou - eu cobro!)."


(Distribuição geográfica das línguas neolatinas)


"É fácil perder a identidade quando não estamos perto dos nossos pares. Por isso, muita águia vira galinha. Problema mesmo é virar gambá."


(Tabela de probabilidades de acertar na megasena)


"Professor*** que não lattes não morde*... Morre**!"
*(o CNPQ) ** (de fome) *** (eu)


(Gráficos de acessos ao meu blog nos últimos tempos)


"Penso logo existo, por isso mal sobrevivo. Duplamente."


______________

26 outubro, 2007

Uma crônica sem aspas nem latim



As frases odiosas que evitaram as frases grandiosas

26.10.2007
(texto e foto) Por Solange Pereira Pinto

Tento escrever há dois dias e simplesmente não consigo. Quero dizer, não consigo passar para o papel virtual o texto mental que já está praticamente pronto e tenho certeza que esse impedimento é o que tem me empacado para escrever os outros zilhões de textos laborais que tenho a edificar! (êta frase feia!)

Falando assim parece até religião e nem sei que pecado eu cometi para ter tamanha penitência. Talvez, o fato de ser cronicamente sedentária e adorar um computador e uma internet seja o meu ilícito.

Então, vou aproveitar que “cai” da rede, me esborrachei, para digitar meu veneno. Sou do tipo que se um desejo forte não é realizado a fila das obrigações fica paralisada. E o meu desejo forte é organizar meus projetos, o que paradoxalmente emperra os meus projetos.

?!?!? A internet da minha casa parece discada, mas não é. O laptop Toshiba da minha casa parece bom, mas não é. A minha formação multidisciplinar parece um diferencial, mas não é. Minhas habilidades múltiplas parecem dignas de retorno financeiro, mas não dão.

Assim, vejo que eu pareço, mas não sou. E, pior, nesse mundo fake total, de um Brasil amador total, eu estou totalmente lascada por tentar ser e não parecer.

A história toda começou com a Fernandoca e o tal currículo lattes (aquele que morde o CNPQ). Estava lá humildezinho o meu “lattes”. Sincero. Conciso. Objetivo. Verdadeiro. Real. Por isso mesmo, ruim! Fraco! Parco... O coitado nem aparecia no google. Acho que era pelo baixo número de caracteres. Será?

- “Amigaaaaaaa, como pode você com tantos ‘talentos’ e produções ter um currículo com objetos e sujeitos ocultos desse jeito?”.
Era a voz que tombava em meus ouvidos. Melhor, internamente berrava!
- Tá bem. Falta colocar o quê?
- Tudo, né!
- Tudo o quê?
- Ué, o que você já fez. Oh, amigaaaaaaa ta faltando muita coisa ai. Sua arte, suas aulas, seus textos, suas pesquisas, seus suas seus...
- Ah, ta... É? Pode?


Ela pirou, hein! No lattes só se põe... só se põe... só se põe... O que hein? O que se põe em um lattes?

Demos uma passeada em um monte deles e vimos. Vimos? Vimos. D E U M T U D O, como diz Kalina. Eu acho muita graça nessa coisa de regra. Elas existem para atrapalhar o sujeito leal, correto. Alguém já viu estelionatário esquecer a identidade falsa para dar um golpe? Já o cidadão “de bem” tem que andar nos trinques! E professor andar no lattes.

Voltei para ele e fui pensar o que caberia ali além do que ali já estava. E fui lembrando e lembrando e lembrando e lembrando, até ver que eu tinha uma listagem (tabelinha de word) com 107 projetos lembrados.

Nisso fui esquecendo e esquecendo e esquecendo que eu tinha que preparar uma aula que vou dar na pós amanhã. Quanto mais eu ia me lembrando dos meus deliciosos projetos realizados, realizáveis, irrealizados, irrealizáveis, proporcionalmente ia me esquecendo da apostila, dos slides, dos textos, das correções de provas, dos das dos.

O jeito era parar de fazer tabelinha e emplacar um power point. Fui no internet explorer, meu ex-amigo. E... nada...nada....nada... Nada de mar virtual para navegar. PC travado. Autenticador da Link Express morto precisando de respiração boca-a-boca. Conhecem o nitro? Pois é, parece nitroglicerina! Cada vez morro um pouco (de raiva) ao tentar conectar o Aker.

As frases odiosas vieram em gangue. “Finalizar tarefa”. “O fulano não está respondendo”. “No cookies”. “Timeout”. “Firewall aguardando resposta”. “Ah, não página corrompida” (essa é uma das mais cômicas, queria saber quem a inventou). “Carregando...” “Carregando...” “Carregando...” (lá lá lá lá lá) “Carregando...” (larilará) “Carregando...”. Ploft! Monitor pretinho da silva! O computador apaga! Infarto fulminante!

Contudo, sou persistente! Ligo! Reinicio! Nessa altura já não sei mais das incompatibilidades: google + msn = pane, ou google + orkut + msn = suicídio, ou i-google + msn + word + power point = vai se lascar, ou nitro... deixa prá lá.

Nesses meios inteiros tempos de perdas totais eu relia as agendas para recuperar a memória dos projetos perdidos. Entrei em quase delírio quando encontrei comigo aos 24 anos. Sem gozar por duas semanas, era previsível.

Eu adorava mapa astral, astrologia, numerologia, quiromancia, grafologia, psicologia e as outras logias que não fossem bio, fisio, pato, neuro, essas que o lattes gosta. Foi quando encontrei as grandiosas. Em 1991, proféticas frases. Ano da cabra.

Canalize sua energia em atividades artísticas”. “Estaremos mais emotivos e sentimentais, produtivos e imaginativos”. “Ano indicado para as pessoas pararem, analisarem e refletirem sobre aquilo que devem mudar em suas vidas para serem felizes”. “Cor = amarelo”. “Ginástica. Ginástica. Ginástica” (essa repetição aparece coincidentemente em todas as agendas).

Naquela época eu queria roupas de linho (era moda. E como amassa! Argt), meias-fina, morar em um flat, camisolas de cetim, óculos vuarnet, roupas de couro, scarpins de salto e bico fino, secretária eletrônica e um aparelho telefônico néon (parece a descrição de uma puta ou estou enganada?). Por fim, coleções de livros de Direito (?!?! Fetiche maluco, talvez. Transar sobre a coleção do Damásio enfileirada com os tombos do Rui Barbosa entrecortados de Dallari).

Registrados no meu “códice” os planos: queria no futuro montar um negócio, escrever livros, desenhar, ir a Paris, esperar menos dos outros, falar mais baixo... Havia também uma lista de beijos.

Pela “página dez”, “auto-realização é o surgimento do adulto. Um resultado da capacidade da criança descobrir por si só aquilo que é diferente do conceito ensinado de vida no seu pai e do conceito sentido de vida na sua criança. O adulto desenvolve um conceito pensado da vida baseado em dados acumulados e processados”.

Meu lentium seria capaz?

E, mais. “Probabilidades não examinadas podem ser a base de muitos dos nossos fracassos transacionais e os sinais inesperados de perigo podem causar mais ‘quedas’ ou atrasos do adulto que os sinais esperados”.

(Nem me fale em tombos ou quedas de qualquer espécie... Atrasos, então! Não sei o que será da apostila, se já são quase quatro horas da madrugada e este conto não chega ao fim).

Continuava, “se o adulto está alerta para a possibilidade de um problema, através do exame das probabilidades, ele pode também imaginar soluções para o problema quando este se concretizar”.

(Dessa vez veio à mente o filme “Quem somos nós” e “o segredo”. Enquanto isso, minhas amigas apitam o MSN falando de sexo, desejo, tesão, putaria, homossexualidade. As escolhas e probabilidades...)

De fato eu começava a crescer naquele tempo. Saída recentemente da faculdade, emprego em estatal, advogada, jovem, bonita, inteligente, desejada, corpão, grana estável... E a solidão funda.


Número 22.
“Deve trabalhar em grandes organizações. Pode dirigir projetos importantes, pois sua missão é realizar coisa em grande escala. Seu trabalho será reconhecido por muita gente. Você tem muita imaginação e sabe se expressar bem por meio das palavras, seja falando, escrevendo ou representando em teatro. Seu talento só será desperdiçado se for dirigido para muitas atividades diferentes. Se concentrar as forças em uma coisa só, o sucesso virá naturalmente. Pode ser uma escritora, crítica, líder religiosa ou decoradora de ambientes”. “Prefere trabalhar em parceria”.

Fernanda insistia:
- Põe o curso de controle da mente, uai.
- Mas, Fê...
- Amigaaaaaaaaaaaaaaaa, foco amiga, foco!
- ah, tá...


Parecia que ela havia lido a agenda. E, eu que já havia partido para ser pastora evangélica, ficar rica, hospedar em hotéis caros e fazer o que eu mais gosto que é falar, fiquei em dúvida em qual das opções - do meu 22 sem foco – investir meu tempo e meu texto.

Veja que lá estavam váriosssssssss talentos! Mas o lattes quer um. O planeta quer um. O mundo quer um.

Logo eu que sou avessa ao mono, tenho que ser uma. Falei para ela, “não sou mais uma na multidão, eu tenho multidões dentro de mim” (parafraseando o Whitman).

Caramba, para ser líder religioso precisa de lattes?

Finalmente compreendi que eu apenas queria escrever. Relatar. Fazer gracejos com as palavras para me desentupir dos academicismos, das aspas bibliográficas, e poder voltar mais leve ao google. Assim, continuar a pesquisa sobre a História da Língua e, também, preparar a aula de jornalismo de logo mais.

O problema é, novamente, encontrar as frases odiosas saltitando na tela do Pentium III, 1GB, HD 20GB e 256RAM (é isso mesmo?). Dentre outras que evitam as frases grandiosas, porque devemos ser apenas “um” que caiba encaixadinho num lattes.

Ou partir sem foco, balançando ao vento, catando cavaco, sorrindo do nada, chorando para as dívidas, e numa quarta-feira qualquer tomar uma garrafa de vinho na Praça dos Três Poderes e ver o Planalto apagado, o Supremo semi-árido, o Congresso apartado, ao som de funk, rock, tecno, dar gargalhadas, para novamente chegar em casa ligar o PC e virar a noite revirando papéis na tentativa de montar um novo, frio, gélido lattes.

Viva! Viva! Viva! A reserva de mercado e a indústria dos diplomados! Enterrem os desenquadrados! Ainda que seja na curva de um rio...

25 outubro, 2007

Vamos brincar de MEME?

A amiga Mano, mandou esse jogo divertido:

É assim:

1ª) Pegar um livro próximo (PRÓXIMO, não procure);
2ª) Abra-o na página 161;
3ª) Procurar a 5ª frase completa;
4ª) Postar essa frase em seu blog;
5ª) Não escolher a melhor frase nem o melhor livro;
6ª) Repassar para outros 5 blogs.

Pode postar as frases lá nos comentários do
cumulus nimbus e aqui também!



VAmos à minha frase:

"O alfabeto parisiense da Sorbonne, por fim, foi igualmente, a partir do modelo de Subiaco e de Roma, um alfabeto 'romano'".

HIGOUNET, Charles. A história concisa da escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.


E, mais uma:


"Assim como Arnold, e Zell".

HEWIIT, Hug. Blog. Entenda a revolução que vai mudar seu mundo. Rio de Janeiro. Thomas Nelson, 2007.

22 outubro, 2007

Educação - selo Istoem2007




Primeira dúvida da série:

Se estudo arquitetura (engenharia etc) na UnB (grátis) - graças ao dinheiro público, por que ao me formar faço concurso para Técnico Judiciário e vou trabalhar na área de Direito sem sequer exercer minha profissão"? Qual é o retorno que darei à sociedade quanto ao dinheiro público em mim investido? Será que estou tirando a vaga de alguém que realmente gostaria de estudar arquitetura? Preciso me sentir culpado? Ns verdade acho que estou certo e quero curtir a grana, mas minha namorada andou me questionando a esse respeito. O que devo fazer?
A. B. da Silva, 25 anos, Brasília


(obs.: as respostas devem ser postadas no comentário depois editarei todas em um post único separado deste)
_________________________________

O blog Criando Espaços (Idéias e Ideais), em parceira com o Café Docente e o Vida em Palvras, abre a campanha denuncie os abusos e absurdos que acontecem nas escolas: o maternal ao doutorado.

Para começar, inauguramos a "Série Selos Istoem2007" para atestar a qualidade e os bastidores do ensino brasileiro (público E particular).

Garantimos o anonimato (para quem quiser não mostrar a cara, e compreendemos os motivos de retaliação).

O objetivo é traçar um perfil, ainda que caricaturado, das aberrações e comédias que vemos ou ouvimos diariamente em relação ao ensino em geral (poucas exceções, mas existem).

Atenção, não nos responsabilizamos por aqueles que vestirem carapuças, fato que pode ocorrer, pois em momento algum há nomes citados, portanto... recomendamos psicanálise ou outras terapias.

Nossa equipe jurídica está à disposição para quaiquer entraves.

Quem quiser aderir, copie o selo(ele é público)/com a dúvida e coloque no seu blog ou divulgue por ai.

21 outubro, 2007

Como fazer pesquisa na internet - EDUCAÇÃO URGENTE

MOVIMENTO
EDUCAÇÃO UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA
EDUCAÇÃO UMA QUESTÃO DE UTILIDADE PÚBLICA
EDUCAÇÃO EM ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA
EDUCAÇÃO É PREJUDICIAL À IGNORÂNCIA
EDUCAÇÃO É PREJUDICIAL A GOVERNOS AUTORITÁRIOS
MOVIMENTO: EDUCAÇÃO UMA QUESTÃO DE UTILIDADE PÚBLICA
!!!

PARTICIPE!!!

Como? envie seu texto com informações, denúcias, sugestões para educarurgente@bol.com.br e publicaremos aqui ou no Café Docente ou mandaremos às autoridades competentes!

Confie: sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo!

Agradecemos: não utilizar o e-mail para correntes e afins.

_____________

"Formar para as novas tecnologias é formar o julgamento, o senso crítico, o pensamento hipotético e dedutivo, as faculdades de observação e de pesquisa, a imaginação, a capacidade de memorizar e classificar, a leitura e a análise de textos e de imagens, a representação de redes, de procedimentos e de estratégias de comunicação." (Perrenoud)




Professores e alunos agora têm um manual que mostra como pesquisar na internet. Indicado para quem ainda não tem experência no mundo virtual, o livreto on-line grátis(versão PDF) traz dicas e exemplos de pesquisas, glossário com termos usados na net e outras informações, focando, é claro, o Yahoo (seu patrocinador).


Vale conferir, ainda, o blog Busca Educaçãodisponível para educadores publicarem textos, eventos, dicas, oficinas, comentários!



(Crédito: Reprodução)
O Chemical Sudoku da UFSCAR possui ranking para os melhores jogadores.


Uma dica legal é o jogo Chemical Sudoku elaborado pelo Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC), que reúne pesquisadores da UFSCar, Unesp e USP, que desenvolveu uma versão do jogo para o aprendizado de Química. O jogo é online, gratuito, e ultra-competitivo, registrando em seu ranking jogadores de todo país. Quer tentar? É só linkar!

Dicas: por Solange Pereira Pinto

20 outubro, 2007

13 S Eu digo SIM




Eu digo SIM para:


Saúde
Silêncio
Sorvete
Sono
Sozinha
Surpresa
Sorte
Simplicidade
Sorriso
Sentimento
Segurança
Sensatez
Solange

O poeta que saiu das ruas para a editora

E eu que pensei que já havia visto muito...

CURSO SOBRE PSICOLOGIA BÍBLICA
com o dr. Nelson Gontow -

Tema:
A Milenar Sabedoria da Psicologia Bíblica


Módulos:
fundamentos da psicologia bílbica
ensinamento milenar
aplicação contemporânea
a auto-estima,
construindo a felicidade
permeando a vida com valores eternos
conquistando o equilibrio físico-espiritual.


Data: 19, 20 e 21 de novembro
Horário: 19h30 às 21h30
Investimento: R$ 180,00
Local: ACIB - EQN 305/306
Brasília DF
Inscrições:Tel.: (061) 3273 8255 (12 as 18hs)


Dr. Gontow nasceu em São Paulo.
Graduou-se médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde posteriormente especializou-se em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular.


Além de sua formação e prática médica, formou-se em Liderança pela Universidade Barllan, Israel, como bolsista premiado pelo Memorial Foundatiom for Jewish Culture of N. York.

Recentemente freqüentou a pós-graduação da Fac. de Psicologia da Universidade de Buenos Aires, Argentina.

Foi estudante de Yeshivot em Jerusalém – Israel, e New York – EUA.

Publicou há anos sobre Brit Milá (Circuncisão) pela Congregação Mekor Haim de São Paulo, com prefácio do Rab. I . Dichi Shlita; sendo o mesmo Mohel diplomado pelo centro Médico Beilinson de Israel.

Autor do livro BRIT MILÁ KASHER, UMA ANÁLISE MÉDICA E TRADICIONAL DA CIRCUNCISÃO

Atualmente vive em São Paulo com a família, onde exerce a medicina, além de dedicar-se ao estudo da Torá e suas relações com as ciências da vida.



______
Acho que vou fazer esse curso para engordar meu saber...

19 outubro, 2007

De volta à virtualidade

Rapidinhas da madrugada-horário-de-verão.
Em Brasília duas horas vinte minutos e trinta e cinco segundo plimmmmm


A pedra veio
A Fernanda foi
O citrino ficou
a saudade também
A Lulu reclamou:
- Eu quero a tia Fefê!!!

____________

Os projetos sairão, finalmente, do poço
do papel
da gaveta
do disquete
do CD
do HD
da cachola
e transformar-se-ão em GRANA
MUITA GRANA

_____________

Depois de uns papos descobrimos:


"Somos ótimas para inventar projetos e criar.
Executar é uma outra parte mais complexa para os criativos."



Então, decidimos trocar de projetos, no melhor estilo "eu faço o seu e você faz o meu". Torcemos para dar certo.


________________

Meu lema é: melhor dupla que sozinho, melhor dupla que equipe. Um trio pode ser interessante, e quatro vai depender, pois para se formar a quadrilha tem que ter muita grana em jogo! hahaahhahaha

______________

Biscoitinho da sorte:

"Os anos ensinam muitas coisas que os dias desconhecem".

______________

Números da sorte:

31 - 05 - 34 - 46 - 47 - 51

______________

Dica de livro:
Todas as coisas querem ser outras coisasAutora:
Leticia Wierzchowski
Editora:
Record (2006)



Reflexão pós-leitura: "Todas as pessoas querem ser outras pessoas" (Soll)
Qualquer dia escrevo o livro paródia

________________

ontem virei a noite na Praça dos Três Poderes (breve fotos aqui)
Meninos eu vi
O Planalto apagado (já entendi...)
O Supremo focado (bem perto dos bancos)
O Congresso distante da praça do povo (captei a mensagem caro guru)
Hoje tomarei calmante para dormir. Talvez um Rivotril 2mg
Acho que meu sono ficou submerso no espelho d'água sob o JK de concreto
Ah, rolou forró em frente ao Panteão em homenagem ao Trancredo Neves
Três casais bailavam
O pombal do Niemayer parece um prendedor de roupas gigante
O pombos estavam na cabeça do Juscelino
Tô achando graça do Mainard
Novos tempos chegaram
Irei ao culto na terça-feira
Se o texto não tem sentido não importa
Faça suas "derivativas" (palavra repetida com vontade na última semana)e pense o que bem entender
viver é assim: uma derivação constante marcada por uma vida de associações livres
Bovespa. Paulo Octávio. Márcia Kubitschek.
Brasília capital da esperança
A megasena acumulou
O anão João se safou
e...

11 outubro, 2007

É primavera ou mudaram as estações?




Primavera
(Cassiano e Sílvio Rochael)



Quando o inverno chegar
Eu quero estar junto a ti
Pode o outono voltar
Que eu quero estar junto a ti
eu quero estar junto a ti
Porque é primavera
Te amo
é primavera, te amo
meu amor

Trago essa rosa, para lhe dar
Trago essa rosa, para lhe dar
Trago essa rosa, para lhe dar
meu amor, ieee
Quando o inverno chegar
eu quero estar junto a ti
pode o outono voltar
que eu quero estar junto a ti

Porque é primavera
Te amo
é primavera, te amo
meu amor

Trago essa rosa, para lhe dar
trago essa rosa, para lhe dar
trago essa rosa, para lhe dar
meu amor, ieee

meu amor
Hoje o céu esta tão lindo, vai chuva
hoje o céu esta tão lindo, vai chuva
hoje o céu esta tão lindo, vai chuva
hoje o céu esta tão lindo, meu amor.




Setembro em Brasília/2007
Fotos: Solange Pereira Pinto




Por enquanto
(Legião Urbana)


Mudaram as estações, nada mudou
Mais eu sei que alguma coisa aconteceu,
Tá tudo assim, tão diferente.
Se lembra quando agente chegou um dia acreditar
Que tudo era pra sempre, sem saber,
Que o pra sempre, sempre acaba
Mais nada vai conseguir mudar o que ficou
Quando penso em alguem, só penso em você
E aí então, estamos bem

Mesmo com tantos motivos pra deixar tudo como está
Nem desistir nem tentar agora tanto faz
Estamos indo de volta pra casa

Mudaram as estações, nada mudou
Mais eu sei que alguma coisa aconteceu,
Tá tudo assim, tão diferente.
Se lembra quando agente chegou um dia acreditar
Que tudo era pra sempre, sem saber,
Que o pra sempre, sempre acaba
Mais nada vai conseguir mudar o que ficou
Quando penso em alguem, só penso em você
E aí então, estamos bem

Mesmo com tantos motivos pra deixar tudo como está
Nem desistir nem tentar agora tanto faz
Estamos indo de volta pra casa

09 outubro, 2007

Poema do chamado

"sol, minha estrela guia
cadê você, minha filha
sai logo da frente da pia
e desliga este farol de milha
amiga minha

minha amiga
a internet é a sua viga
seu sustentáculo, sua liga
deixa de tanta briga
e vem logo ver sua amiga


amiga, amiga, amiga
é um crime deixá-la sozinha
amiga, amiga, amiga
apague a luz da cozinha


amiga, amiga, amiga
esqueça sua vizinha
amiga, amiga, amiga
assim você será só uma amiguinha"



___________
Hoje ganhei um poema da grande Fê!
Ela me chamava no MSN
enquanto eu derramava mágoas após a aula.
Chego, em casa, em frente ao monitor
e turulum a janelinha laranja pisca.
Era a Fê, querendo falar comigo.
Chamando em poesia
e eu nada!
Estava distante
derramando desconsolos.
o que posso dizer?
Amigaaaaaaaaaa adorei!
Agora eu estou aqui,
40 minutos depois,
sozinha, blogando.
E você já foi embora.
Volta Fê! Volta...

07 outubro, 2007

unhas: mais que garras! janelas...


de dentro pra fora


de fora pra dentro



Oi gente,

Eu nunca soube que as UNHAS tivessem tantos significados. Sempre fui indiferente a elas (odeio, por exemplo, fazer as unhas das mãos, pois tiram a proteção e deixam as pontas dos dedos muito sensíveis, o que - para uma artista plátisca - é o fim!).

Porém, dei uma batida na quina da gaveta com a ponta do dedão do pé que quase morri de tanta dor! Após duas semanas,nada de sumir a dor. Hoje me rendi ao hospital. Tirei radiografia do pé direito e nenhuma fratura ou luxação.

Ocorre que qualquer esbarrada dói muiiiito! Ontem à noite o pé esquerdo encostou sem querer no dedo direito e pimba, aiiiiiiiiiiiii socoooooro merrrrrrrrrrrrrrrrrrda! Dor demais.

O doutor-plantão-emergência do hospital recomendou um creminho chamado Acheflan para passar no local, que está até um pouco inchado.

Perguntei sobre as causas! ah! as causas! por que quase nunca sabemos causas? Ele disse que poderiam ser várias... blábláblá... euzinha lá, aham, aham, aham.


Trocando em miúdos? pode ser uma lesão nos tecidos moles que cobrem o osso do pé, ou um machucado na raiz da unha... bláblábláblá como se não bastassem os meus próprios traumas agora me vejo com unhas traumatizadas e haja terapia!

__________________

Segundo o dr. Google:


U N H A S



A unha faz parte dos fâneros cutâneos, como os cabelos, e, é muito peculiar na raça humana, ajudando-nos a pegar e manipular objetos pequenos que seria difícil pegar sem elas presentes. Elas ainda refletem o estado de saúde dos indivíduos assim como poderão demonstrar os hábitos, bons ou ruins, das pessoas.



Sendo uma janela para a saúde pessoal, teremos de observar o seguinte :
- Doenças do Rim : Unhas Brancas na Metade e outra metade é Vermelha, chamada 1/2 e 1/2
- Doenças Cardíacas : Leito Ungueal é Vermelho
- Doenças do Pulmão : Unhas Amareladas com Espessamento e crescimento lento
- Doenças do Fígado : Unhas Brancas
- Diabetes : Unhas Amareladas e com Discreta Coloração Arroxeada na Base.
- Anemia : Leito Ungueal Pálido



Além destas funções acima, elas tem importante efeito cosmético nas pessoas, sendo mais importante no nosso meio entre as mulheres, mas progressivamente está se tornando mais importante nos homens, dentro da estética, já tomando bom tempo nos seus cuidados.


Por causa de seu crescimento lento e dificuldades de penetrar medicamento na lâmina ungueal, sempre esta unha curará lentamente.


Tratamentos sempre serão clínicos e/ou cirúrgicos, dependendo da opinião de seu médico.


Antes de pincelarmos sobre algumas doenças, escreveremos sobre alguns cuidados no seu tratamento, devendo ser sempre seguido:


- Manter unhas limpas e secas. Impede que cresçam microorganismos sob as unhas.
- Unhas grossas e difíceis de cortar. Deixe-as em banho de imersão em água salgada e com sabonete de 5-10 minutos e após aplique creme de uréia a 10 %. Limpe-as normalmente.
- Forma de corte. Cortar as unhas acompanhando a forma do dedo, com uso de tesouras apropriadas a isto.
- Não roer as unhas.
- Lixa fina. Usar para deixar a unha sem espículas e lisas.
- Unhas encravadas. Evitar manuseá-las, principalmente se estiverem infectadas.
- Dermatologistas. Descrever qualquer alteração nas suas unhas quando procurar este profissional.



Doenças Comuns nas Unhas
As unhas compreendem cerca de 10% das afecções da pele. Por sua localização tão exposta, sofre repetidos traumas. Todo teremos em algum tempo, alguma afecção da unha. Pequenos trauma curam sozinhos, mas, aos grandes poderá ser necessário que tenhamos que recorrer aos serviços profissionais do dermatologista. Quais ? dor, eritema persistente ao redor, mudança de cor e forma, edema ao redor também.


Manchas Brancas
São muito comuns e usualmente se repetem e resultariam de trauma repetido na matriz da unha, onde a unha é produzida em 90%. Nota-se que eles vem para frente e saem, lentamente. Não é necessário cuidados exceto evitar os traumas.


Manchas de Sangue
Pequenos traumas na unha podem fazer com que se rompam finos vasos de sangue embaixo da unha e surgiriam pequenos pontos de hemorragia abaixo da unha.
Algumas drogas poderiam provocar isto, como a aspirina, mas a grande maioria é provocada por traumas.



Unha encravada
É um problema comum, e, mais comum é existir no hálux, que é o dedão do pé e a causa mais comum disto ocorre é o corte errado das unhas, junto com sapatos apertados e cuidados ruins, podendo fazer que o canto da unha se curve para baixo, crescendo para dentro da pele. Poderá ser doloroso e infeccionar. com a infecção poderá surgir o Granuloma Piogênico, que é aquela carne que cresce ao lado da unha.



Infecção Bacteriana
Os maus cuidados, mas não só eles, poderão fazer que ocorra infecção redor da unha e ficará vermelho, inchado e com dor ao toque. Poderá ocorrer pelo contato freqüente com água e/ou químicos.



Infecção por Fungos
É responsável pela metade das doenças das unhas. também será mais comum nos artelhos (dedo do pé) por eles ficarem sempre em local inapropriado (úmido e quente) e mais difícil para tratar quando ocorre na unha do pé. Afeta mais embaixo da unha, e poderá ocorrer na parte de cima e mesmo pela área da raiz. As unhas se tornam sem brilho, mais espessas e acabam por se soltar da pele abaixo. Tem descamação soba a unha (massa branca) e terá varias cores : branca, verde, amarela, ou mesmo negra.


Tumores e Verrugas
Poderão ser achados em qualquer local da unha e forma da placa ungueal poderá deforma em muito pela presença de tumores e/ou verrugas existentes. Os tumores da unha são classificados como benignos e malignos (Câncer). Os tumores benignos mais comuns são os provocados por um vírus, a verruga ungueal. Na terapia é usado o "freezing" ou químicos que serão aplicados, e, se estas invadem abaixo da dobra ungueal ou sob a unha, poderá ser necessário a cirurgia para remoção.


Psoriase
É doença crônica da pele podendo acometer articulações e unhas, caracterizada por vermelhidão e descamação onde ela acomete, na pele normal, mas na unha teremos pitting (pequenas depressões nas unhas), rugosidade, descoloração da unha podendo se tornar vermelha-acastanhada a coloração sob a unha e haver descolamento da unha. Teremos ainda o vermelho e descamação nas dobras ungueais e outras alterações, que são mais notdas nos quirodáctilos (dedos das mãos).



Trauma Repetido

Roer as unhas é hábito comum em crianças que os vai perdendo com a idade, e, quando não os perde tem associação com a ansiedade. O fato de morder as unhas não só as torna feia mas pode transmitir doenças ao praticante deste hábito. Poderá ainda danificar a pele circunjacente à unha.
É importante que as doenças que alteram as unhas poderão impedir que o indivíduo pegue pequenos objetos já que a unha é necessário a este ato fino.


Fonte: mais fonte sobre pé

06 outubro, 2007

Frasezinha ou frasinha ou frase pequenina?

Esqueçamos a gramática e partamos à filosofia (argth português complexo!):



"Casamento é uma sociedade de proteção e higiene. As pessoas casadas (monogâmicas)protegem-se mutuamente, o que facilita a compra de imóveis (é mais fácil comprar em dupla do que em solo rsss). Por serem casadas (monogâmicas) não são promíscuas e por isso evitam DSTs, AIDS etc"...



Estou pensando sobre isso....

05 outubro, 2007

Nem sempre quem procura acha o que procura


Imagem da internet

Nem sempre se acha o que se procura por que às vezes se encontra coisa bem melhor...
ou não? pense...

Foi assim. Fui buscar no google a imagem “Pelada” que é muito procurada (e vista) no meu blog.

Então, achei a pelada (imagem ilustrativa deste post) que é encontrei num blog muito inteligente o Chá de Hortelã da dra. Liliana Pellegrini Ometto, que na ocasião falava sobre sexo, mulher pelada, e outros nomes de acessos nervosos a blogs.


Passeando por lá, li o post sobre a visita do blogueiro Cardoso que escreve muito bem.


Fiquei , óbvio, lendo o criativo blog do Carlos Cardoso que é muito divertido e... veja você...

Enfim, é bom saber que há vida inteligente na madrugada que não seja mero slogan global. Né, Fernanda?

Ficam registradas acima as dicas de novos blogs que valem a pena visitar.

04 outubro, 2007

Trinta opções para quatro horas “livres”



Na trincheira do tempo: Trinta opções para quatro horas “livres”



1. ler o livro do Pirandelo que já comecei
2. ler o livro do Patrick Gharaudeau que ainda não comecei
3. blogar sobre a "Casa Cor Solange 2007" e sobre as lojas e serviços picaretas de Brasília
4. ler blogs velhos e novos
5. escrever uma carta filosófica sobres os “ins”
6. brincar de adivinhas (ou xyz)com a filha
7. assistir “Questão de Imagem” e/ou “Sob o efeito da água”
8. escrever sobre o filme “Cem escovadas antes de dormir”
9. dormir
10. por agenda em dia
11. terminar de corrigir textos de alunos
12. terminar de escrever a apostila para organizar o trabalho
13. finalizar o projeto de oficinas para tentar ganhar uma grana
14. fazer a arte dos cartões-propaganda
15. baixar fotos da máquina digital
16. manipular as fotos baixadas da máquina digital
17. preencher planilha de gastos mensais
18. conferir extratos bancários
19. cobrar aluguéis da inquilina atrasados por três meses
20. fazer orçamento por e-mail de um PC novo
21. montar o quadro dos desejos (superstição-plus-tabajara-to-surtando-amem)
22. desenhar para parar a fissura de fumar
23. botar leitura dos jornais em dia (ou melhor em noite hahaha)
24. responder e-mails
25. limpar orkut
26. organizar os álbuns de fotos da vida toda (são mais de 20)
27. digitar receitas
28. finalizar configurações do novo blog
29. fazer crochê já começado há um mês
30. ver tv aberta e alienar

p.s: aceito sugestões para realizar minha escolha, obrigada! soll

garimpando na net....eficiência e eficácia

Existe uma grande diferença entre ser eficiente e ser eficaz. Veja esta ilustração e fique sabendo o motivo.


Certo dia, ao observar a movimentação de formigas em meu jardim, verifiquei uma fileira de formigas carregando folhas até um formigueiro no topo de uma pequena elevação. Em destaque, uma das formigas conduzia, com grande dificuldade, uma folha muito maior do que as transportadas pelas demais formigas. As formigas que levavam pequenas folhas passavam por ela que, devido ao tamanho da folha que carregava, era muito mais lenta. Fiquei imaginando qual seria o motivo da escolha daquela formiga por uma carga tão mais pesada do que as outras. Pretenderia ela se destacar das demais perante a formiga-rainha com vistas a uma promoção ou simplesmente obter a admiração do grupo? De qualquer forma fiquei admirado com a sua Motivação.



Obstinadamente a formiga subia inúmeras vezes a elevação porque, perto do topo, a folha rolava morro-abaixo carregando a formiga firmemente agarrada a ela.



Bem mais tarde, a formiga da folha grande já se encontrava, finalmente, às portas do formigueiro, tentando introduzi-la no orifício que era pequeno demais para aquela folha. Nas sucessivas tentativas de introduzir a sua carga, a formiga acabava atrapalhando a entrada das outras, causando um enorme congestionamento de formigas carregando as pequenas folhas em volta do formigueiro. Mais uma vez fiquei admirado com outra qualidade daquela formiga: Persistência.



Chegava a noite e lá estava a formiga, incansável em suas tentativas de introduzir a folha no orifício do formigueiro.



Pela manhã do dia seguinte, curioso, fui até o formigueiro. A cena vista realmente foi um convite à reflexão: ao lado do buraco jazia, inerte, a grande folha e, pregada a ela, a formiga morta. As demais formigas continuavam levando as pequenas folhinhas para dentro do formigueiro.



Esta história serve para ilustrar um questionamento que geralmente se faz quanto ‘a diferença entre a eficiência e a eficácia dos colaboradores de uma organização. Ficou muito claro que a pretensa eficiência da formiga, ao escolher a folha de maior porte, resultou em contribuição zero no projeto de abastecimento do formigueiro. Pelo contrário: acabou prejudicando o trabalho metódico e sistemático das demais formigas, estas sim, eficazes no desempenho de suas funções.

03 outubro, 2007

Future



A cadeira é minha!

02 outubro, 2007

arte-realidade? Cidade do Teclado




tipo: revista
titulo: Cidade de Teclado
criação: Alexandre Gama, Márcio Ribas e Isabella Paulelli
direção de criação: Alexandre Gama
produção gráfica: Kiyoshi Takahashi
agência: NeogamaBBH
anunciante: iG
produto: Institucional
atendimento: Fabiana Bruno, Pedro Frag

Fonte

01 outubro, 2007

convivência social é utopia? Os condôminios

Sinceramente? Acho que ainda não evoluímos o bastante para viver em agrupamentos, vulgarmente chamados de sociedade. No prédio moram primatas, medievais, clássicos, pós-modernos,enfim. Vejo representantes de todas as eras, inclusive alguns antes do sapiens. Uma vez que nem todos evoluem da mesma maneira e no mesmo grau nunca será possível uma convivência pacífica. Juntar espécimes de tribos diferentes em um mesmo prédio é pedir confusão. E, ainda, nos dias atuais está mais que complexo reconhecer e definir as "regras jurídicas e morais que devem ser seguidas por todos"; o que nos distancia ainda mais. Só falta eu saber de qual era eu pertenço para encontrar meus pares... soll



"O condomínio residencial é, sem sombra de dúvidas, um inesgotável caldeirão de conflitos, os quais permanecem latentes e que podem ou não vir à tona. Tal fato decorre de sua característica comunitária, já que em qualquer agrupamento de pessoas lidamos com temperamentos diversos, níveis diferentes de educação e, conseqüentemente, opiniões conflitantes.


O ser humano não nasceu sabendo viver em sociedade. Ao longo da história, percebemos uma evolução gradual deste aprendizado, através de erros e acertos que foram sendo cometidos por nossos ancestrais, o que possibilitou o surgimento das civilizações organizadas, através de regras jurídicas e morais que devem ser seguidas por todos.

Tal como na evolução histórica da civilização, é necessário aprender a conviver em condomínios. As pessoas que fazem parte das relações jurídicas condominiais precisam conhecer seus direitos, suas obrigações e, em especial, não se esquecer de que os seus direitos pessoais encontram limites nos mesmos direitos dos demais condôminos. Trata-se de verdadeiro exercício de cidadania e, como qualquer exercício, leva-se tempo até que sejam atingidos os resultados almejados.


Este trabalho procurou explorar os aspectos legais que envolvem as complexas relações de convivência entre os condôminos, sintetizando seus principais direitos e obrigações, de maneira que seja possível alcançar a harmonia dentro deste tipo de comunidade". (grifos meus)

Trecho de uma monografia. Veja o texto completo aqui.