17 setembro, 2010

São Paulo / Espaços Culturais

16/9/2010 12:07:00








Por Egle Spinelli
 

São Paulo é uma cidade que abriga vários espaços culturais como bibliotecas e museus, mas poucos usufruem e conhecem suas histórias e acervos. Compilar uma pequena amostragem destes locais foi o que impulsionou a produção das reportagens realizadas pelos alunos do 3o semestre do curso de jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi, na disciplina “Reportagem e Edição Jornalística para TV” realizadas no 1o semestre de 2010. As pautas abordaram temas que fazem parte do nosso cotidiano e são relevantes para constituirmos um repertório artístico e cultural sobre diversas atividades possíveis na cidade de São Paulo, seja lazer, pesquisa e conhecimento.
O Cronópios, com o objetivo de difundir os trabalhos e pesquisas da comunidade acadêmica, abre mais uma vez espaço para a divulgação de registros que mostram o resultado da união entre teoria e prática na abordagem de informações por meio do uso e aplicação da linguagem audiovisual. Como professora da disciplina e orientadora dos trabalhos, vejo a importância dos alunos passarem por todas as etapas de produção da informação – pesquisa da pauta, reportagem em campo, edição do material captado (sonoras, narração em off, passagens) e apresentação no estúdio.
Neste material encontramos diversas abordagens estilísticas que surgem tanto pela dificuldade de produção (muitas fontes não dão credibilidade e importância aos projetos realizados por universitários), como pelo ímpeto de inovar e criar maneiras inusitadas de expressão, muitas vezes com o mínimo de material captado, que repetem ou vão além dos formatos hegemônicos estabelecidos pelos veículos de comunicação tradicionais. São experiências, desafios e aplicações práticas, que representam os primeiros passos de jovens estudantes na construção do conhecimento de como contar histórias com o uso da linguagem audiovisual.




        São Paulo / Espaços Culturais: Clique aqui para acessar


Link para divulgação: http://www.cronopios.com.br/espacos_culturais_sp/





                                                * * * 

Egle Spinelli é diretora de TV e de Projetos da TV Cronópios. Professora e pesquisadora na área de produção e linguagem audiovisual do curso de Comunicação Social da Universidade Anhembi Morumbi. E-mail: egle@cronopios.com.br

Nenhum comentário: