20 agosto, 2010

O primeiro post


MEU PRIMEIRO POST

Quais foram os primeiros posts dos sites que hoje estão entre os mais acessados e conhecidos da web tupiniquim? Será que nos primórdios da internetz já dava pra sacar que eles iam ser o megasucesso que são hoje? Compilamos o primeiro post e UM DOS MAIS RECENTES (ATÉ O FECHAMENTO DA MATÉRIA) de vários sites bacanas e pedimos pros próprios autores avaliarem o que mudou em todo esse tempo de web… A evolução é bem legal! Se liga:

  • Primeiro post: O primeiro post da Pix é de 11/02/2008 e é um videozinho com olhar dramático, mas não o do chipmunk, o de um társio! Sério, é bem mais assustador! E já mostra a paixão da Pix não só por bichinhos, mas por virais, memes, todas suas versões e derivados!
  • De lá pra cá: “Acho que a gente continua tentando mostrar o melhor da internet pra galere, mas com um olhar mais profundo e não só hahaha” (Bia Granja)
pix-antes-e-dps

  • Primeiro post: O TDUD já ganhou como melhor nome de blog no Melhores da Websfera da Pix e uma das primeiras perguntas de quem não conhece “de onde vem esse nome?”. O 1o post do blog, de autoria da Polly, é justamente uma explicação disso, pra dar o tom de como são as coisas por ali… Tem dado?
  • Post mais recente: Como as (sub)celebridades não se cansam de nos proporcionar deliciosos momentos de vergonha alheia, o post mais recente do TDUD não poderia deixar de ser mais um retrato incrível de um desses momento: “Cantinho do Assessor – Versão Jaque Khury“, de 18/08/2010.
  • De lá pra cá: “O que eu acho que mudou é que hoje em dia a gente fala menos da gente (o blog) e mais de subcelebridades, que por mais vergonhoso e humilhante que seja, são bem mais interessantes do que a gente…” (Didi F)
tdud-antes-e-dps

  • Primeiro post: O Diário da Megalópole, de Nemo Nox, foi o 1o blog brasileiro em português e era sobre as aventuras do autor na capital paulista. O primeiro post foi uma introdução muito simpática a esta aventura que, infelizmente, durou pouco (na web). A inauguração do blog foi em 31/03/1998, mas ele deixou de ser atualizado em abril do mesmo ano. O primeiro post do blog atual do Nemo,Por um Punhado de Pixels, foi em 01/01/2001, com um post singelo sobre o começo da semana, do mês, do século e do milênio. #MEDO
  • De lá pra cá: Naquela época ainda não existiam ferramentas automatizadas para criar um blog (oOpen Diary foi lançado no final de 98 e o famoso Blogger só apareceu no final de 99). Eu tinha que editar os posts e os índices manualmente e fazer a publicação por FTP, um processo bem mais lento e trabalhoso do que os blogueiros de hoje usam.” (Nemo Nox)
nemonox-antes-e-dps

  • Primeiro post: Os posts do primeiro blog da Katylene não estão mais no ar. :( Mas o primeiro post de verdade que a gente pode acessar é o “Momento Ego de Halloween“, de 31/10/2008. Katylene, como sempre, mostrando todo o charme e glamour de musas como Maryyah Roscha… Quem? É, este é praticamente um blog de auto-ajuda!
  • Post mais recente: Segundo a própria, o último post mais importante da Katylene é o “Momentão Ego: Aniversário da Playboy“, essa frase resume bem a situação: “A revishta mashcoolina mais famuósa do Braseel comemorou 35 aneenhos ontem e, pra não deishar a data passar em branco, convocou um tchime de piriguetchys falidas e ex BBBs que fez o aniversário de David Braseel parece o Uóshcar”. É, minha gente, quem não tava entendo o porquê da auto-ajuda, se liga aqui! Jooro. Obrigada Ego, obrigada Katylene.
  • De lá pra cá: “Acho que o que mudou mais foi a preguiça do autor, néan? os posts estão infinitamente maiores, e as piadas mais rápidas, hoje ninguém quer saber de muita coisa pra ler. fora isso acho que não mudou muita coisa.” (Katylene)
katylene-antes-e-dps

  • Primeiro post: O primeiro post do Chongas, 20/02/2004, foi sobre “O Maior Ovo do Mundo“, um recorde de uma pobre galinha que provavelmente teve seu ‘forévis’ totalmente arregaçado pelo monstro de 9 cm X 6 cm… o equivalente a parir um bebê de 6 meses! o.0 Não deixa de ser um comentário sobre a notícia, com muito mais texto do que a maioria dos posts de hoje, mas já com alto grau piadístico…
  • Post mais recente: Ana o quê?” Isso mesmo. Esta semana no Twitter apareceu Ana Buceta nos TTs… Reação de 99% da população antes de clicar ali? “Que porra é essa!?”, óbvio. Trata-se de uma jogadora da seleção sub-19 da Espanha. O Chongas quer compilar as poucas piadas possíveis durante a narração de um jogo com ela… Coragem!
  • De lá pra cá: “A piada tem que ser curtinha. Percebo que ninguém mais quer ler na internet, então uso imagens enormes e photoshop pra fazer graça na própria imagem em vez de ter que escrever. Adoro pôr carinhas interagindo com as imagens e fazer os quadrinhos personalizados, é o que funciona melhor hoje em dia…” (Flavio Lamenza)
chongas-antes-e-dps

  • Primeiro post: O Blog do Tas foi inaugurado em Agosto de 2003 com um post de uma única frase, que sintetiza todo o espírito de um blog, “Finalmente virei o Roberto Marinho de mim mesmo”, ou seja, você vira dono do seu próprio nariz e tem um veículo de comunicação pra mandar, desmandar e chamar de SEU! Eu não encontrei a frase de fato nos arquivos, mas o Tas se refere a ela em um post de 2006, “A personalidade do ano: você“.
  • De lá pra cá: “Em relação a hoje, creio que outras ferramentas de participação dos comentaristas, como o Twitter, FaceBook, Orkut, só acrescentaram uma interatividade que é o ouro do blog. Antes, a audiência do meu blog estava atrelada a um portal. Hoje à minha própria rede. Ou seja, estou me aprofundando na arte de virar o Roberto Marinho de mim mesmo. :)” (Marcelo Tas)
tas-antes-e-dps

  • Primeiro post: Algumas pessoas não sabem, mas antes de ficar mega famoso, o Judão chamava-se Cú do Judas. Dá pra acessar algumas coisas dessa época no WebArchive, de Fevereiro de 2001 (o site entrou no ar em 07/2000). Apropriado pra época, o primeiro post (que encontramos) fala sobre a possível homossexualidade dos Backstreet Boys, os brotos que estavam super fazendo um sucesso absurdoooo! Ui! Na verdade, o post não fala de uma possibilidade, era apenas uma questão de descobrir QUAL deles era gay! o.0
  • Post mais recente: Quadrinho só pra cabra macho! O post mais recente do Judão fala do Jonah Hex– Marcado pela Violência, história sem firulas pra quem “cospe, fala grosso e curte tiroteios”. Só eu reparei no tema recorrente?
  • De lá pra cá: O que mudou no Judão de 2000 pra cá? Bom, naquela época eu (e muita gente) achava sensacional o que escrevíamos. HOJE, 10 anos depois, eu tenho até uma certa vergonha. “Brini (salve!)”? MESMO, BORBS, MESMO?” (Thiago Borbolla)
judao-antes-e-dps

  • Primeiro post: Na verdade o Trabalho Sujo começou impresso, então o primeiro post de fato… foram vários! Inclusive, o Alexandre Matias fez um post recentemente sobre “O Primeiro Trabalho Sujo“, comentando a primeirva vez que ele foi publicado, em 20/11/1995. Não consegui ler exatamente o que tá escrito ali, mas tem uma foto dos Red Hot Chilli Peppers e alguns títulos de matérias sobre tecnologia, ou seja, a mistura interwebz + música já tava presente, como diz o Matias no post. Ah sim, ele mesmo considera essa página como sendo o primeiro post. :)
  • Post mais recente: “Nina, me ajuda“,  vídeo de Nina Becker cantando Toc Toc, pra ajudar a dar uma esquentada nesse clima ártico em que nos encontramos… Afinal, música é pra quê?
trabalho-sujo-antes-e-dps

  • Primeiro post: O primeiro post do Interney foi publicado em 05/03/2001 e, como muita gente faz, é tipo uma apresentação do blog e, além disso, uma promessa de mantê-lo atualizado! A maioria das pessoas não dura muito tempo no quesito regularidade, é como prometer que você vai começar a ir na academia 3 vezes por semana! o.0
  • Post mais recente: O post mais recente MESMO do Interney é este do dia 06/08/2010, falando sobre a possível mudança de nome na área de “Blogs” pra “Mídias Sociais” na próxima Campus Party e pedindo sugestões da galere, mas o que o próprio Edney considera como sendo o post mais recente é este do dia 24/03/2010, sobre o Foursquare. Nas palavras dele, “faz tempo que eu não escrevo um post de verdade, apenas fico divulgando eventos em que participo”.
  • De lá pra cá: “No começo eu não sabia escrever, hoje eu não tenho tempo pra escrever, a gente nunca tá satisfeito com o que tem, né?” (Edney Souza)
interney-antes-e-dps

  • Primeiro post: Uma das curiosidades sobre o Sedentário e Hiperativo é que quando ele foi inaugurado, em 26/10/2004, sua URL não tinha nada a ver com o nome! Era EvilEvel.blogspot.com, remetendo certamente às tendências maléficas de Evel Ryu, autor das tirinhas que eram parte do propósito inicial do blog. O primeiro post foi esse, com a 1a edição do “CUtidiano”. Além das tirinhas, Ryu e Duquian queriam simplesmente mostrar coisas legais pra galere.
  • Post mais recente: O post mais recente até o fechamente desta edição é “Como funciona o tradutor do Google“, que mostra o vídeo de uma das ferramentas mais místicas da internet e segue uma linha mais geral de “coisas bacanas” do que de humor.
  • De lá pra cá“Além da estética, mudou essa linha de tentar fazer humor, que acabou sendo substituída por algo mais geral, sem temática definida. Além disso, contamos com vários colaboradores que escrevem colunas exclusivas, programas em vídeo e transmissões ao vivo pela internet.”. (Evel Ryu)

Essa é a tirinha do 1o post (que não tá mais disponível no link)
    cutidiano
    sedentario-antes-e-dps

    • Primeiro post: Este é o típico caso em que uma imagem vale mais que mil palavras. O primeiro post que o Merigo publicou foi “O cachorro do Seu Creysson“, em 18/11/2002. Quem não conhece o Brainstorm #9 talvez não imaginaria imediatamente que trata-se de um blog sobre criatividade, mas não há como negar que o dono do cachorro foi criativo… :)
    • Post mais recente: O comentário sobre o novo filme da Volkswagen criado por uma agência norueguesa tem bem a cara do Brainstorm #9 hoje, mostrando e comentando tudo que surge de mais legal no mundo da propaganda e relacionado a criatividade. Veja aqui: “Volkswagen – The Letter“, postado em 17/08/2010.
    • De lá pra cá: “O que mudou? Tudo! Antes era um blog totalmente pessoal, já voltado pra criatividade, mas também falando qualquer bobagem.” (Carlos Merigo)
    brainstorm-antes-e-dps

    Pra quem quiser ver mais, aqui tem os primeiros posts de 12 sites gringos, incluindo Huffington Post,The Daily Wh.atI Can Has Cheezburger e outros. :)

    Nenhum comentário: