18 março, 2010

EXIBIÇÃO DE FILME E DEBATE sobre aquecimento global


O AQUECIMENTO GLOBAL
QUAL O PAPEL DO HOMEM?
MARIO FONTES / MARK LUND X ADALBERTO MARCONDES / RICARDO YOUNG

O documentário “Not Evil Just Wrong - O custo real da histeria sobre o aquecimento global” (de Phelim McAleer e Ann McElhinney) questiona as pesquisas em relação ao aquecimento global e à responsabilidade humana nesse processo. O filme pretende contradizer os argumentos de Al Gore em seu filme “Uma Verdade Inconveniente”, pelo qual recebeu o Nobel da Paz em 2007, juntamente com o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas da ONU. Al Gore conduz seus esforços no sentido da disseminação do conhecimento sobre as alterações climáticas induzidas pelo homem e propõe uma série de medidas para inverter tais alterações. McAleer e McElhinney acreditam que o planeta passa por ciclos naturais de resfriamento e aquecimento, e que as atividades humanas têm menos impacto do que mostram as pesquisas.

“Not Evil Just Wrong” será apresentado pela primeira vez no Brasil. Após a exibição haverá um debate entre Mario de Carvalho Fontes Neto e Mark Kennedy Lund, que apoiarão as idéias levantadas pelo filme e, do outro lado, Adalberto Wodianer Marcondes e Ricardo Young.


INFORMAÇÕES

Debatedores: Adalberto Wodianer Marcondes, Mario de Carvalho Fontes Neto, Mark Lund e Ricardo Young
Dia:
segunda-feira, 22 de março, às 19h30
Local: Casa do Saber Unidade Shopping Cidade Jardim
Obs.: o filme tem uma hora e meia de duração.

Inscrições gratuitas pelo telefone (11) 3707-8900. Vagas limitadas.


SOBRE OS DEBATEDORES

Adalberto Wodianer Marcondes é formado em Jornalismo pela USP, com pós-graduação em Ciência Ambiental pela mesma instituição. É diretor responsável da Envolverde – Revista Digital e presidente do Instituto Envolverde, editor no Brasil do jornal Terramérica, projeto ligado ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, membro do Conselho de Ética do Fórum Amazônia Sustentável, fundador da Rede Paulista de Jornalismo Socioambiental, coordenador da EcoMídias e especializado em jornalismo econômico, com passagens pelas revistas IstoÉ,Exame e Dirigente Industrial, pelas agências France Presse, Dinheiro Vivo e Agência Estadoe pelos jornais DCI, Gazeta Mercantil e O Estado de S. Paulo.

Mario de Carvalho Fontes Neto
é engenheiro agrônomo especialista em bioenergia e biocombustíveis. É diretor da Bloomingtrade e da BioeCA - Bioenergia e Cultivos Agroenergéticos, coordenador da Comissão do Verde e Meio Ambiente da ACESC - Associação de Clubes Esportivos e Sócioculturais de São Paulo. Mantém o blog A Grande Farsa do Aquecimento Global.

Mark Lund
é formado pelo Amherst College, Massachusetts. Idealizou e organizou, pelo Centro de Liderança Pública, o seminário Aquecimento Global: Um Dilema Político e Econômico, realizado no IBMEC São Paulo em 2008. Participou como convidado daInternational Conference on Climate Change, realizada em Nova Iorque, em 2008, que contou com a presença de vários dos climatologistas entrevistados no filme Not Evil Just Wrong.

Ricardo Young
é pós-graduado em Administração Geral pela PDG/EXEC, presidente do Instituto Ethos e do UniEthos, conselheiro das organizações Global Reporting Initiative, em Amsterdam, Accountability, em Londres, e do Grupo de Zurique, na Suíça. Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República até dezembro de 2006.

Nenhum comentário: