30 janeiro, 2010

Exposição Clarice Lispector em Brasília

A hora de Clarice
Brasília recebe exposição que traz materiais inéditos sobre a escritora ucraniana
Depois de São Paulo e do Rio de Janeiro é a vez de Brasília receber a exposição Clarice Lispector - A hora da estrela, que acontece no Centro Cultural Banco do Brasil até 14 de março. O evento traz materiais inéditos, restritos a pesquisadores da Fundação Casa de Rui Barbosa/RJ e foi idealizado para celebrar os 30 anos de morte da autora, completados em 2007.
Em dezembro de 1977, Clarice morreu vítima de um câncer, nove meses depois de conceder uma entrevista a Júlio Lerner, da TV Cultura. O vídeo traz depoimentos inéditos da escritora ucraniana, que chegou ao Brasil em 1922, com um ano e três meses de idade. Este documentário é o único registro em movimento da intelectual e pode ser assistido pelos visitantes da exposição.

Divulgação

Exposição explora lado íntimo da escritora,
como forma de mostrar seu processo de criação
Os curadores Júlia Peregrino e Ferreira Gullar exploraram o lado mais íntimo da escritora, conhecida por seu caráter introspectivo, em uma sala onde estão expostas gavetas, com cartas pessoais, fotos e anotações. "O espaço é uma forma de mostrar o processo de criação e de vivência da Clarice. Quando apresentamos uma carta de um escritor para ela, como de Fernando Sabino ou de João Cabral de Mello Neto, queremos dar a dimensão do cotidiano dela", diz Júlia.
Outros ambientes remetem a produções literárias da escritora, como uma cama, que faz alusão ao livro A paixão segundo G.H., mas "a exposição não se preocupa em ser cronológica, nem tem a obrigação de cobrir todo o universo da Clarice. A nossa ideia foi dar pinceladas leves para que o espectador se sentisse provocado em conhecer mais a obra dela", conclui Júlia.
Clarice Lispector - A hora da estrela
Centro Cultural Banco do Brasil - Brasília
2 de dezembro a 14 de março
Entrada franca

Nenhum comentário: