07 abril, 2008

Twitter, blogueiros, cinema e marketing viral (ou de guerrilha)


[ Foto: João Miguel e Fabiula Nascimento, protagonistas do filme Estômago ]



Rio de Janeiro - Para gerar boca a boca para o lançamento do filme “Estômago”, de Marcos Jorge, antes mesmo de entrar no circuito, a Downtown Filmes contratou a Salem Guerrilha para desenvolver ações de marketing de guerrilha no Rio de Janeiro e em São Paulo. Nos dias 3 e 4 de abril, garçons servirão ímãs de geladeira em formato de coxinha de galinha para clientes em diversos bares do Rio e de São Paulo. A campanha conta ainda com a criação de um livro de receitas que trará, além de todos os pratos preparados no filme, outros desenvolvidos por blogueiros especialistas em culinária e interações em redes sociais, como a preparação de receitas em tempo real no Twitter. O livro poderá ser baixado no site www.estomagoofilme.com.br na semana de lançamento do filme. “A intenção era mobilizar as pessoas. A participação dos blogueiros deu um toque especial ao projeto: eles curtiram muito criar receitas para o projeto sob inspiração do filme, visto por eles em uma sessão exclusiva antes do lançamento”, diz Marcelo Vial, diretor da Salem Guerrilha.

O filme marca a estréia de Marcos Jorge, que também é diretor da produtora Margarida Flores e Filmes, na direção de longas-metragens, depois de uma bem-sucedida carreira como diretor de curtas-metragens, filmes publicitários e artista-plástico especializado em vídeo-instalações. Marcos Jorge estudou cinema na Itália e lá viveu durante toda a década de 90, e seus filmes e vídeos venceram mais de 50 prêmios nacionais e internacionais. “Estômago” já acumula 8 prêmios em festivais nacionais e internacionais, sendo quatro no Festival do Rio (melhor filme - prêmio do público, melhor diretor, melhor ator, prêmio especial do júri); o Lions Award no Festival de Rotterdam; Melhor Filme e Melhor Ator, no Festival de Punta Del Este; e Melhor Filme Latino-americano no Festival de Cinema do Uruguai. “Estômago” participou ainda da seleção oficial do Festival de Berlim 2008, onde teve sessão especial com direito a jantar inspirado nos pratos do longa.

FONTE REVISTA FATOR BRASIL

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