07 maio, 2007

Diálogo via embratel

- Não passei no concurso...
- Por que?
- Não sei decorar. Minha memória para isso é ruim.
- Oh! Céus! Então você tá ferrada! Sem decoreba não se passa em concurso público.
- Pois é. Eu sei. Por isso meu desânimo.
- Hum, eu também sou péssima para reter dados que considero inúteis. E, por que você acha que tem gente que decora tudo?
- Ah, quem decora o detalhe é porque ignora o todo.

Fiquei três dias pensando nisso. "Quem decora ignora o todo, não vê o contexto, não faz ligações". Pelo jeito, o pré-requisito para ser funcionário público é ignorar o todo, o contexto, e não perceber as ligações que estão bem ao lado do seu nariz, para assim, sem ver, ignorando, se calar... seguir... obdecer... para seguir empilhando os dados conforme seu mestre mandar... Quem percebe o todo, se lembra é do todo, e não do detalhe.

Nenhum comentário: