Compartilhe!

Pesquisar neste blog

27 dezembro, 2010

presente diferente


10 Idéias de Presentes de Natal para Blogueiros

Presentes de Natal para Blogueiros
Já pensou no que vai dar de presente de Natal para o blogueiro ou blogueira da sua vida? Ou para aquele amigo-irmão-camarada-blogueiro que só para de falar de blogs para lhe ajudar em caso de emergência ou crise?
Não? Não tema! :P Aqui vão algumas sugestões de presentes perfeitos – de blogueiros para blogueiros. E vice-versa.

1 – Theme ou Template

Quem não gostaria de ganhar um belo theme ou template de presente? A exceção aqui é se a pessoa que você quer presentear já tem um theme ou template customizado, é claro. Nesse caso, melhor pensar em outra coisa.
Se a pessoa ainda não tem seu theme customizado, você tem várias opções:
  • Se conhece BEM o presenteado e sabe do que ele gosta, pode comprar um pronto ou mandar fazer um customizado, que se adapte ao gosto dele;
  • Se sabe que há algum tema pronto que ele cobiça há tempos, pode comprá-lo e realizar o desejo do presenteado;
  • Se não tem idéia do que a pessoa gostaria, pode contratar alguém para fazer o tema para ela, e arcar com os custos;
  • Se você sabe fazer themes ou templates, faça um! :)

2 – Blog

Sim, um blog, porque não?
O Alê Martins escreveu um excelente post sobre isso há três anos: Dê um blog de Natal!
Eu só acrescentaria duas coisas ao texto dele, caso a pessoa presenteada não tenha idéia de como administrar/manter um blog, e pretenda fazê-lo:
  • Faça uma compilação de links que ensinem o básico, para entregar junto com o blog. Aqui no Blosque você encontra vários na seção Começando a Blogar. O Bê-a-Blog pode ser útil também, dependendo do caso;
  • Disponha-se a guiar o presenteado em seus primeiros passos neste mundo bloguístico e efigênico. Informe que você estará à disposição para tirar dúvidas, dar orientações simples e ajudar a resolver pequenos problemas.

3 – Domínio Próprio

Se um blog inteiro lhe parece muita coisa, que tal um domínio (caso a pessoa em questão ainda não tenha um)?
Como escolher o domínio? Novamente, o Alê dá excelentes dicas:
Seja sensato na escolha do domínio. Para escolher sem errar, pode ser o nomedopresenteado.com.br ou .com, se eles estiverem disponíveis. Ou algum parecido com o nome do domínio que a pessoa mantém no serviço gratuito. Se não estiverem disponíveis, você vai ter que usar a criatividade e o bom gosto.

4 – Hospedagem

Esta é uma opção mais complexa, pois não seria bacana dar um gasto de presente. Além disso, se a pessoa usa um serviço gratuito de blog, pode ser que ela não queira migrar de serviço.
Então, pense bem antes de resolver dar uma hospedagem de presente. Se a pessoa não tem domínio, provavelmente você deveria dar as duas coisas juntas – com os gastos pagos no mínimo por um ano. E pelamor, escolha uma boa hospedagem – evite dores de cabeça futuras.
Se ela tem domínio e você vai presentear a hospedagem, também deveria ser por um ano no mínimo.
Uma opção bem menos complexa é dar hospedagem para quem já tem hospedagem. Não entendeu? Você pode pagar vários meses adiantados do serviço que a pessoa usa.
No entanto, não dê simplesmente o dinheiro ao presenteado, isso não tem graça. Entre em contato com a empresa, explique o quer fazer e veja quais são as possibilidades de manter tudo em segredo. Depois de tudo acertado, é só surpreender a pessoa com um cartão informando qual é seu presente. :)

5 – Assinaturas

Existem muitos serviços premium de assinatura online que podem fazer a alegria dos blogueiros e blogueiras em geral.
Alguns exemplos: FlickrEvernoteClickyPhotobucketThird TribeProblogger CommunitySeomoz,ScribeTheme Hybrid… Existem serviços de todos os tipos, para todos os gostos e todos os bolsos.
Descubra qual serviço se adapta ao seu bolso e às necessidades e gostos do seu presenteado, e invista em alguns meses ou ano do serviço.

6 – Gadgets

Não estou falando de gadgets do Blogger, mas de gadgets eletrônicos e tals. Acho que fores nove eu (que não sou muito ligada nisso), qualquer gadget bacaninha é sucesso garantido com qualquer blogueiro.
Justamente porque não sou ligada nisso, não tenho dicas para dar; dê uma olhada nos blogs de tecnologia que você conhece, se precisa de idéias. Ou pergunte no Twitter. :P

7 – Software

BlogJet e Gravity são os únicos dois que me ocorrem agora, mas qualquer software que facilite a vida blogueira é uma excelente opção. Pense fora da caixa. ;)

8 – Links

Links são o sangue da Internet, e todo blogueiro adora recebê-los. Incluir alguém no seu blogroll ou na sidebar pode ser um singelo presentinho que com certeza vai agradar.
Só escolha bem quem vai presentear dessa forma; ser incluído em uma lista que tem mais quinhentos links não é muito bacana.

9 – Post

Aqui você tem duas opções: escrever um post-resenha no seu blog, ou escrever um guest post para que o presenteado possa publicar em seu blog quando quiser.
Lembre que a qualidade desse presente está diretamente ligada ao esforço e cuidado que você colocar ao escrever o texto. Principalmente se for um guest post, certifique-se de que o assunto e estilo do texto são apropriados para o blog do presenteado.

10 – Serviços

Com certeza você manja de alguma coisa relacionada aos blogs: código, template, SEO, etc; sem importar o que seja, você pode oferecer como presente um serviço que você saiba fazer bem.
É recomendável que você deixe claro o prazo e o escopo do serviço, para que seu presente não gere expectativas exageradas e acabe criando problemas entre você e seu amigo blogueiro.

Finalizando

Como você pode ver, dar um presente bacanésimo para um blogueiro só depende de criatividade e cuidado ao escolher. Se você escolher com carinho, com certeza terá em mãos algo inesquecível – tanto para você como para quem vai receber o presente. :)
Image Credits: Nice Photo

Nenhum comentário:

Postagens populares

Total de visualizações de página