13 outubro, 2010

Festival de arte e mídia

II Festival Internacional de Arte e Mídia
O II Festival Internacional de Arte e Mídia, o FAM 2010, parte de Brasília para o mundo para fortalecer o debate sobre culturas digitais e promover a disseminação de novas linguagens que aliam arte e tecnologia. O evento acontece durante o mês de novembro e as inscrições de trabalhos e projetos já podem ser feitas no portal do Fam.
A programação do festival está muito diversificada e conta comSimpósioExposições e Programa de Residência e Oficinas Artísticas, a serem realizadas ao longo do mês de novembro.
Foi montado um portal do evento, o redefam.com.br, e ele é o principal espaço para execução e convergência do festival. Nele estão sendo construídas e atualizadas ferramentas de interatividade descentralizadas, como Rede SocialFórumGaleria VirtualBlogs e um Dicionário Wiki de termos colaborativos.
O portal foi criado para ser um ponto de encontro, de referência, de debates e de exposições virtuais para o crescimento da troca de informações e disseminação da produção em arte com novas tecnologias.
Inscrições Abertas
Universidades, faculdades e escolas de artes, pesquisadores, professores, artistas multimídia e interessados podem encontrar os editais para inscrição de artigos e grupos de trabalhos para o simpósio, de projetos para o programa de residências e oficinas artísticas e de trabalhos para o ciclo de exposições em arte e tecnologia no site do Fam. O prazo das inscrições vai até o dia 11/10.
Fam Simpósio é um espaço destinado para a discussão sobre os mais variados temas sobre a Arte e a Mídia na contemporaneidade. Os interessados devem indicar em qual tema seus trabalhos se inserem. Serão aceitas pesquisas relacionadas à comunidades virtuais, arte robótica, jogos eletrônicos, hacktivismo, device art, webarte, interfaces, música eletrônica, política cultural para as artes e culturas digitais, entre outros mais. 
Data: O encontro acontece nos dias 17, 18 e 19/11. 
Local: Biblioteca Nacional de Brasília.

Fam Residência promove o diálogo entre as linguagens artísticas e ações educacionais desenvolvidas pelo Ponto de Cultura COEPI (Comunidade Educacional de Pirenópolis-GO) e a arte produzida a partir de novas tecnologias. Será oferecida bolsa-auxílio de R$ 6,1 mil para os dois projetos de pesquisa que forem selecionados.
Data: O curso dura 20 dias e está dividido em duas partes. A primeira, do dia 1º ao dia 15/11, em Pirenópolis (GO) e a segunda do dia 16 ao dia 20/11.
Locais: A primeira etapa do curso será ministrada em Pirenópolis (GO) e a segunda em Brasília (DF).

Fam Exposição promove mostras de obras de Arte e Tecnologia em espaços alternativos, ao longo do mês de novembro, nas cidades de Brasília (DF) e Anápolis e Pirenópolis, ambas em Goiás. As exposições serão feitas, também, em parques ecológicos, ruas, praças, estações de transportes coletivos, shopping centers e escolas. Além dos espaços físicos, como já mencionado, os trabalhos poderão ser expostos apenas naGaleria Virtual do RedeFam.

Nenhum comentário: