28 agosto, 2010

o que é procrastinar?

“Quantas vezes você recebeu uma atividade para fazer e deixou para fazê-la depois, arrumando desculpas para si mesmo do porquê de você estar atrasando a sua realização?”
procrastinacao-01
Resumindo, procrastinar é deixar para depois o que você pode fazer agora. Todos nós fazemos isso nas nossas vidas. O problema começa a aparecer quando começamos a acumular muita coisa para fazer e não temos mais tempo para fazê-las ou simplesmente decidimos não fazer mais. Nem preciso falar que as consequências podem ser desastrosas, certo?
Como eu já disse antes, uma das formas de resolver nossos problemas é buscar as suas origens. Dessa forma podemos entendê-lo melhor e tomar atitudes preventivas.
Principais causas
Existem vários fatores que influenciam muito na nossa “decisão” de procrastinar e a maioria desses fatores são psicológicos e/ou físicos. Veja alguns exemplos:
  • Ter que realizar uma atividade considerada chata
    Vai me dizer que você nunca deixou para depois alguma coisa que podia ser feita na hora, simplesmente porque era chato para fazer?
  • Falta de cobrança por parte de quem solicita a atividade
    Apesar de um tanto incomum hoje-em-dia, esse é um dos piores causadores da procrastinação. Se você tem um chefe que não te cobra uma atividade, você fica adiando a sua realização e acaba fazendo outras coisas que muitas vezes são menos importantes. Cuidado!
  • Estresse
    O estresse tem inúmeros efeitos sobre o nosso lado psicológico e físico. Quando você está estressado ou você vai ter mais energia e fará as coisas mais rápido ou você vai procrastinar.
  • Medo de falhar
    Já vi gente adiando atividades porque tinha medo de realizá-las. Nesses casos, adiar pode trazer consequências piores do que uma possível falha.
  • Superestimar o tempo para completar a atividade
    Esse caso é semelhante à quando o chefe não cobra a realização de uma atividade. Você passa um prazo maior do que você precisa e teóricamente fica com um tempo livre para realizar outras atividaes. O problema é quando o chefe começa a perceber que os outros estão sendo mais rápidos do que você…
  • Super-produtividade
“Epa, para tudo! Super-produtividade? Porque uma pessoa que é super produtiva iria procrastinar?”
Ser super-produtivo as vezes pode atrapalhar. Se imagine numa situação que você começa a se destacar dentre a sua equipe devido ao fato de você ser muito mais produtivo que os outros. Alguns chefes iriam passar a encará-lo como um concorrente (e uma ameaça) ao seu posto de chefe e poderiam até demiti-lo. Isso sem falar nos casos em que o chefe toma o super-produtivo por base e começa a cobrar muito mais do resto da equipe, as vezes mais do que muitos outros bons funcionários podem suportar. Por esses e outros motivos, algumas pessoas decidem por procrastinar.
Como evitar
Se evitar fosse fácil eu não estaria escrevendo esse texto todo para você. Então, sabendo quais são as possíveis causas, quero te munir com algumas dicas para que você consiga lutar contra esse hábito que atrapalha tanto nossa produtividade no dia-a-dia.
  1. Tome consciência da necessidade
    A primeira coisa que você tem que fazer é tomar consciência da necessidade de acabar com esse péssimo hábito de deixar tudo para depois. Saiba que isso pode te prejudicar muito e queira mudar.
  2. Divida o problema
    Se o que você tem a fazer é muito grande e isso te dá preguiça, divida o todo em pequenas partes do tamanho das atividades que você já costuma realizar. Isso irá te dar um ânimo a mais para não deixar nada para depois!
  3. Estabeleça prazos
    Com a dica número 2 realizada, estabeleça prazos para cada atividade. E o mais importante… CUMPRA ESSES PRAZOS!
  4. Utilize ferramentas que ajudem no processo
    Existem inúmeras ferramentas que podem te auxiliar no processo de re-adaptação. Bons exemplos disso são os programas de e-mail que existem hoje-em-dia tal como Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird, Apple Mail, etc. Programe a realização das atividades nos calendários e o configure de forma a te alertar quando chegar a hora de fazer alguma coisa.
  5. Domine-se
    Muitas vezes procrastinamos porque damos mais atenção à atividades fúteis de entretenimento ou de qualquer outra coisa que seja classificada como “desnecessária”. Seja forte e domine seus impulsos.
  6. Estipule “recompensas”
    Se dominar não é fácil. Para ajudar é possível definir algumas recompensas para que você se anime e faça o que tem que fazer. Por exemplo… “Só irei jogar meu jogo depois que eu terminar a introdução do meu trabalho da faculdade”. Você com certeza quer ir jogar logo e para tal irá fazer o que tem que ser feito de forma mais rápida e eficiente.
Boa procrastinação
Uma coisa que deixa muita gente confusa é essa tal de “boa procrastinação”. Como logo acima eu falei bem mal da procrastinação, você deve estar se perguntando agora “Existe procrastinação boa?”
A resposta é “SIM”.
Segundo Paul Graham, existem três tipos de procrastinação. Você poderia estar trabalhando em:
  1. Nada;
  2. Algo menos importante;
  3. Algo de maior importância.
É aqui que entram os bons procrastinadores. Se você tem dez atividades para realizar e você classifica apenas uma como de vital importância, se você deixar as outras para realizar depois que você tiver feito a atividade mais importante, você terá procrastinado. Só que essa é a  boa procrastinação!
Pense na seguinte situação. Você trabalha numa empresa de publicidade e um cliente te contrata para criar um banner. Só que para criá-lo, você tem que ir à uma outra cidade (vizinha, próxima) para fazer uma pesquisa de interesse sobre o que é desejado. Paralelamente seu chefe te pede para organizar a papelada do departamento que está toda amontoada num canto da sala (exemplo esdrúxulo, não liguem).
Nesse exemplo, você consegue perceber nitidamente a diferença de importâncias entre ambas atividades. O problema é que, para muitas pessoas, ir à uma cidade vizinha pode ser uma coisa muito chata e organizar a papelada do departamento não. Só que organizar todos os papéis do departamento pode ser uma atividade muito demorada e o prazo para você criar o banner do cliente vai ficando cada vez menor.
Porque não ir logo à cidade vizinha e criar logo o banner para depois você organizar a papelada do departamento? Te garanto que se você deixasse de fazer as duas atividades, seu chefe iria brigar com você muito mais por causa do atraso na entrega do banner do que por causa do atraso na organização da papelada.
Para finalizar
Cuidado com a má procrastinação e faça bom uso da boa procrastinação!

Nenhum comentário: