22 março, 2010

O verdadeiro Sabático

O verdadeiro Sabático

por Antonio Carminhato*


Chegou de vez ao Brasil a prática denominada "Sabático", que tem sido utilizada há mais de duas décadas por dezenas de corporações americanas.

O Sabático é o afastamento voluntário de um executivo por um período não inferior a seis meses, visando principalmente uma profunda reflexão sobre a vida, seu trabalho e seus objetivos.

Eu posso fazer algumas considerações sobre o assunto, pois tenho a experiência pessoal. Tive a oportunidade e o privilégio de ficar recluso por oito meses e já tenho programado o meu próximo Sabático.

O que quero alertar aqui é que em algumas situações está havendo uma deturpação do real significado e objetivo do Sabático. O principal objetivo do Sabático é parar de desenvolver as atividades mundanas e rotineiras. Portanto, afastar-se da empresa para fazer um curso de especialização ou MBA, pode ser útil, mas está definitivamente longe de ser denominado como período Sabático.

O Sabático visa proporcionar condições ao executivo para uma profunda reflexão sobre a vida e seus objetivos, não de seu ponto de vista superficial, mas do existencial e espiritual. É o momento de encontrar a "solução" de profundas crises existenciais.

A empresa e o executivo devem estar cientes de que essa análise profunda pode trazer muitas surpresas para ambos. Pode acontecer que o executivo reflita sobre qual a contribuição de sua empresa para a evolução e o desenvolvimento da sociedade. Talvez, ele decida não mais trabalhar em uma empresa que não se importa com o meio ambiente e a saúde de seus consumidores, e sem compromissos com a saúde do planeta e com as gerações futuras.

Os dados são irrefutáveis. Na página 196 da edição 719 da revista Exame, temos:

"A VELOCIDADE COM QUE AS MUDANÇAS ESTÃO ACONTECENDO NO MUNDO E NAS EMPRESAS ESTÁ AFETANDO A ESTRUTURA EMOCIONAL DAS PESSOAS"

"OS PROFISSIONAIS NÃO TÊM MAIS AUTO-ESTIMA E AS EMPRESAS PRECISAM URGENTEMENTE AJUDAR A MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DE SEUS FUNCIONÁRIOS"

Se você tiver a oportunidade de se afastar para um período Sabático, aproveite ao máximo. E proporcione essa possibilidade aos seus colaboradores também.

Encare como um trato no seu corpo e no seu espírito.


Muitas decisões importantes, que podem afetar o seu modo de enxergar as coisas e o da sua empresa - e o das pessoas envolvidas nesse ambiente -, podem depender dele. ·

* Antonio Carminhato é Instrutor de Qualidade de Vida e Diretor do Instituto Arte de Viver

Nenhum comentário: