01 março, 2010

a familia - FELIZ NIVER MINHA FILHA AMADA!


A Família. A persistência das
mulheres traz recompensas. O segredo
está em dar peso às palavras, sendo
correto e verdadeiro na conduta.


A Família



O oráculo

A Família. A perseverança da mulher é favorável.

Interpretação

Quando a família encontra sua organização apropriada, todas as relações sociais ficam em ordem. Se há verdadeiro empenho para manter a harmonia familiar, o mundo inteiro se harmoniza. Com essas imagens, o oráculo ressalta a importância de se trabalhar o núcleo fundamental de cada situação como o caminho natural para a construção de espaços mais amplos de trocas e convivência. A família é a célula inicial da sociedade.
O hexagrama indica ainda que o núcleo familiar depende da correta relação entre o homem e a mulher, para que a necessária firmeza e autoridade sejam sustentadas: o homem voltado para o exterior e a mulher voltada para o interior. E nesse espaço interior, o centro é mantido pela persistência e fidelidade da mulher. A figura feminina simboliza a suavidade, a receptividade e a humildade interior.
As relações dos pais e filhos entre si desenvolvem todas as virtudes necessárias à vida no plano social: o amor ao próximo, a lealdade ao amigo, a responsabilidade pelos encargos assumidos, a deferência aos superiores, a proteção aos mais fracos. O acolhimento das diferenças individuais e o cumprimento do dever próprio de cada um fazem florescer a solidariedade indispensável para que as sociedades encontrem harmonia e paz.


O conselho estratégico

A palavra do homem nobre possui conteúdo e sua conduta é constante.

Interpretação

Para organizarmos uma família ou um grupo precisamos adquirir influência. E para exercermos alguma influência é necessário que nossas palavras tenham força e nossa conduta tenha peso. Uma influência, para ser eficaz, deve se apoiar no que é verdadeiro e persistente no interior, e as palavras precisam se restringir às circunstâncias objetivas. Discursos e advertências vagas não geram qualquer efeito apreciável.


consultar novamente


Adversidade. Sucesso graças à persistência
correta. Para o verdadeiramente grande,
boa sorte e ausência de erro. Ele
tem algo a dizer, mas não é ouvido.
O exemplo a seguir é o do homem nobre
que arrisca a própria vida para
seguir sua vontade.



A Adversidade


O oráculo

Adversidade. Sucesso graças à persistência correta.
Para o verdadeiramente grande, boa sorte e ausência de erro.
Ele tem algo a dizer, mas não é ouvido.

Interpretação

O hexagrama fala dos momentos de provação, nos quais os recursos se esgotam e advém o cansaço. As causas de tal adversidade quase sempre estão ocultas, e torna-se difícil para o homem aceitar as armadilhas impostas pelo destino. Os fracos se abatem e caem na passividade depressiva ou, então, se desesperam e se deixam arrastar por ações prematuras, inadequadas, que esgotam mais ainda seus poucos recursos.
Só os homens de valor se colocam à altura das provas e obtêm sucesso. A consciência da inevitável flutuação da fortuna, da alternância das fases de luz e de sombra, amenizam os sofrimentos. Armado de calma e paciência, o homem verdadeiramente grande toma a adversidade como uma oportunidade de treinamento, de fortalecimento para uma vida mais madura. Desse modo cria as bases do sucesso pelo caminho correto.
Os períodos de opressão reforçam o valor interno, mas não favorecem a atuação no plano exterior da vida. O homem correto pode ter o que falar, mas não encontrará boa acolhida. Ele não se deixa abater por isso e reconhece que as épocas de adversidade exigem força interior e sobriedade nas palavras.


O conselho estratégico

O homem nobre arrisca a própria vida para seguir sua vontade.

Interpretação

Quando o destino adverso se impõe, só nos resta aceitar a realidade tal como se apresenta. Embora nada possa fazer exteriormente, o homem que busca o crescimento permanece fiel a si mesmo, aos seus ideais mais profundos. É desse modo que conseguiremos superar as fatalidades externas e ganhar forças para as realizações posteriores.

Nenhum comentário: