20 janeiro, 2010

Filme: Cidadão Boilesen


Filme: Cidadão Boilesen (Cidadão Boilesen, 2009)

Cotação: muito bom

Ponto forte: ver outras versões da história da ditadura brasileira. Embora haja controvérsia a trilha sonora é simplesmente um contraponto e uma ironia ao conteúdo dramático do filme.

Ponto fraco: -x-

Para não esquecer: a história se faz de versões. Não há verdade única, há circunstâncias, conveniências e pontos de vista. Jamais saberemos tudos sobre algo.

Sinopse: Um capítulo sempre subterrâneo dos anos de chumbo no Brasil, o financiamento da repressão violenta à luta armada por grandes empresários ganha contornos mais precisos neste perfil daquele que foi considerado o mais notório deles. As ligações de Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente do grupo Ultra, com a ditadura militar, sua participação na criação da temível Oban – Operação Bandeirantes – e acusações de que assistiria voluntariamente a sessões de tortura emergem de diversos depoimentos de personagens daquela época. Entre eles, o ex-secretário da segurança pública Erasmo Dias, o ex-governador Paulo Egydio Martins e antigos presos políticos, como Carlos Eugênio Sarmento da Paz e Jacob Gorender.
_______________

Ficha técnica
título original:Cidadão Boilesen
gênero:Documentário
duração:01 hs 32 min
ano de lançamento:2009
distribuidora:Imovision
direção: Chaim Litewski
produção:Chaim Litewski, José Carlos Asbeg, Jorge José de Melo e Ojvind Kyro
música:Lucas Marcier e Rodrigo Marçal
edição:Pedro Asbeg
efeitos especiais:Renato Vilarouca e Rico Vilarouca
atores: Fernando Henrique Cardoso , Celso Amorim , Jarbas Passarinho , Erasmo Dias , Dom Paulo Evaristo Arns

Nenhum comentário: