09 junho, 2009

Você sabe qual é a função das impressões digitais no corpo humano?


Impressões digitais são linhas salientes nas pontas dos dedos que têm apenas uma finalidade fisiológica: apreensão. Se elas não existissem, a pele seria lisa e não teríamos a aderência necessária para segurar objetos sem que escorregassem. São formadas no sexto mês de vida uterina e só se descaracterizam com múltiplas cicatrizes ou depois da morte. Existem quatro tipos básicos de linhas: arco, presilha interna, presilha externa e verticilo - e com base nelas foram observados os desenhos formados e as linhas receberam letras e números simbólicos.

Com essas informações, verificou-se que os dedos de uma pessoa não são iguais, assim como nunca serão idênticos aos de outra. Por esse motivo, diz-se que as impressões digitais são melhores que a análise de DNA como sistema de identificação. Afinal, gêmeos univitelinos têm o mesmo DNA mas impressões digitais diferentes.

CONSULTORIA Marcos de Almeida, professor-doutor de Anatomia Patológica Geral, Sistêmica, Forense e Bioética da Universidade Federal de São Paulo.



Fonte
Transcrito de http://revistaescola.abril.uol.com.br/ciencias/fundamentos/duvida-genetica-467296.shtml

Nenhum comentário: