10 abril, 2009

pesquisa sobre blog... começa o interesse acadêmico pelo fenÔmeno

Oi pessoal, estou participando de uma pesquisa e aproveito para compartilhar com vocês o meu pensamento...

_________________________



Esta é uma pesquisa qualitativa para uma matéria acadêmica. Ela tem como objetivo mostrar a influência de um blog na vida profissional do comunicador.
Por isso, gostaria que você respondesse a algumas questões.

Entrevistada: Solange Pereira Pinto

• Data de início do blog 03.04.2006

• Média de visitação mensal/diária média mensal 2.500 - média diária entre 80 a 120

• Tempo investido na manutenção do blog diariamente/semanalmente - Depende da época. Em geral, gasto pelo menos 10 horas semanais pesquisando na internet ou produzindo textos para atualizar o blog.



Perguntas

Quais são as tendências da sua profissão?
Creio que a tendência da profissão, tanto professora quanto jornalista, é utilizar cada vez mais as tecnologias e os blogs como ordenadores de conteúdo

• Por que criar um blog?
Depende. Para uso pessoal, entendo que o blog é um espaço de expressão. Nele podemos nos valorizar como sujeitos produtores de conhecimento, idéias e textos. Há nisso uma "liberdade" de ser "autoral". Podemos, assim, escrever o que vemos e pensamos sobre o mundo. Além disso, podemos comentar notícias, replicar outros pensamentos. O blog é democrático, uma vez que disponibiliza espaço gratuito para quem se interessar. Antes, os espaços eram caros ou destinados a pessoas escolhidas, colunistas famosos etc. Agora todos podem mostrar o que querem. Isso é muito bom e enriquece os debates.

Quais os meios de comunicação que você utiliza para se manter atualizado?
Praticamente a Internet. Leio muitos livros e artigos científicos também.

• Você acompanha blogs sobre quais assuntos? Quantos?
Nossa, acompanho vários blogs. Principalmente aqueles ligados às artes, jornalismo e educação. Além disso, acompanho blogs pessoais de pessoas que julgo interessantes. Não sei avaliar quantos blogs eu acompanho...

• Em que sentido ler outros blogs te influencia pessoalmente?
Influencia na abertura do pensamento. A partir de outras idéias eu amplio a minha visão de mundo. E, também, aprendo novas tecnologias e recursos para utilizar nos meus blogs.

Quais as semelhanças [relação] entre seu blog e seu trabalho?
Hum... Da mesma forma que preciso estudar, ler, inovar na minha profissão, preciso fazer o mesmo com o blog para que ele se torne interessante.

Como seu blog prejudica suas atividades profissionais?
Não vejo muitos prejuízos. Talvez o maior dele seja o tempo. Quando gasto muito tempo para manter meus blogs, deixo de dedicar tempo a alguma outra ativiidade. Embora eu aproveite o conteúdo dos blogs para dar aulas, por exemplo. No fim, tudo se mistura. A vida hoje é muito mais complexa. Sem investimento pessoal não dá para ser bom profissional. Precisamos derrubar certos mitos de que o tempo para o trabalho é utilizado somente no trabalho. Somos seres indissolutos,o que dedicamos à vida pessoal reflete na profissional e vice-versa. Uma pessoa que tem blog está quando não diretamente, está indiretamente se aperfeiçoando profissionalmente. Ou seja, está ordenando infomações, está se atualizando, está fazendo resumos, está exercendo o pensamento crítico, está se expondo às críticas e elogios dos outros, está sendo pro-ativo, está praticando a escrita, está conhecendo novas tecnologias, está melhorando a performance de pesquisador etc. Tudo isso é um "treinamento" não pago pela empresa que amplia as habilidades do indivíduo. Como isso pode ser prejuízo? Apesar de termos muitas empresas/pessoas ainda com pensamento retrogrado... Mas isso é outra coisa.

Quais as oportunidades que seu blog já te proporcionou profissionalmente?
Além do desenvolvimento das habilidades que mencionei, tenho me tornado referência nos blogs pedagógicos. O blog pessoal já me deu novos clientes. No dia a dia profissional, os meus blogs me dão um diferencial, pois entendo de uma tecnologia que nem todo mundo domina e algumas empresas já estão partindo para os blogs corporativos.




Nenhum comentário: