22 novembro, 2008

Fernando Bonassi e o plástico bolha



A surpresa divertida do mês foi encontrar no Jornal Plástico Bolha a entrevista (por Andrea Carvalho Stark) com o escritor Fernando Bonassi (edição 24, outubro/2008 ).
Na minha ignorância não me lembrava dele e nem de seus livros. Mas depois vi que tem uma obra diversificada, para vários públicos, e premiada.
O que mais gostei em Bonassi foi do seu pensamento agudo e certeiro. Por isso, colo aqui algumas passagens que é para eu não me esquecer...
______
"A literatura brasileira é pouco ousada e covarde porque os escritores têm relações promíscuas com o Estado, a maior parte deles".
"Eu escrevo sob encomenda. Estou acostumado a escrever um conto para a Folha, com prazos, tamanhos, verbas. Esse tipo de relação é de negociação. Sou eu contratado para escrever roteiros de cinema que eu não quero escrever, sou pago para desenvolver idéias de outros. A única coisa que eu não sei fazer é o que o ator faz".
"Eu acho que sou formado moralmente por Henry Miller. Ele dizia que para escrever você tem que se conhecer primeiro. Se você é um covarde, escreva sobre sua covardia".
"Minha família precisou ser extinta para funcionar. Como extintos, somos muito felizes - não nos vemos, não nos falamos...".
_________
update: Conforme comentário feito nesta postagem "corrigi a fonte". Mas faço a ressalva: a fonte já estava citada! Pois na minha opinião mais importante que o nome da entrevistadora é o entrevistado e o veículo. Em todo caso, para eu não deletar o post uma vez que o Bonassi é tudo de bom, acrescentei - a pedidos - o nome da entrevistadora. Ops! Ela devia ter aprendido um pouco com o Bonassi. Fica aqui o meu p.s.: vaidade é uma merda!

2 comentários:

Anônimo disse...

OI! Vc esqueceu de colocar a autora da entrevista, essa moça que vos fala. Espero a correção... Abçs Andrea Carvalho Stark

Andrea Carvalho Stark disse...

depois de ler o seu PS: obrigada pelo carinho... <3 Andrea Carvalho Stark