15 outubro, 2008

CINE PERIFERIA CRIATIVA, Brasília, DF

CUFA DF · Brasília (DF)


Estão abertas as inscrições para o festival de Vídeos e Cultura Cine Periferia Criativa. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de outubro, e toda a comunidade poderá inscrever seus vídeos para serem exibidos nos dias do Festival. É necessário apenas que o tema do vídeo seja relacionado com temas ligados à periferia. A ficha de inscrição e o edital podem ser retirados no site Já que os jovens das periferias das grandes cidades brasileiras não têm condições ($) de ir ao cinema, o audiovisual começa a freqüentar essas áreas carentes de cultura, lazer e educação, mas ricas em linguagens e tentativas. Isso, diga-se de passagem, em todos os lugares do País.

Uma parceria da Central Única de Favelas do Distrito Federal (CUFA)com o SESC/DF promove o projeto Cine Periferia Criativa Itinerância, cujo objetivo maior é democratizar o acesso à produção audiovisual e incentivar a participação de produções locais.

O movimento que chegou agora ao nosso quintal começou no mês passado e vai até outubro. Funciona assim: de 15 em 15 dias, será realizada a apresentação de filmes nacionais para as comunidades das Regiões Administrativas do Distrito Federal. A primeira edição foi realizada no dia 12 de julho, no Jardim ABC e a segunda no dia 27 de julho, no Recanto Emas. O Cine Periferia chega em agosto em Itapuã e Ceilândia; em setembro vai para Arapoangas e Fercal; em outubro em Santa Maria e Varjão.

Os filmes, licenciados pelo SESC-DF, são exibidos das 19h às 22h, para adultos e crianças em espaços comunitários. Durante três horas, o público tem a oportunidade de assistir curtas e longas metragens com duração que varia de 8min a 1h30min. Após a exibição dos vídeos, os técnicos da CUFA e do SESC-DF abrem espaço para debates sobre os temas transversais abordados nos filmes.




Nenhum comentário: