07 outubro, 2007

unhas: mais que garras! janelas...


de dentro pra fora


de fora pra dentro



Oi gente,

Eu nunca soube que as UNHAS tivessem tantos significados. Sempre fui indiferente a elas (odeio, por exemplo, fazer as unhas das mãos, pois tiram a proteção e deixam as pontas dos dedos muito sensíveis, o que - para uma artista plátisca - é o fim!).

Porém, dei uma batida na quina da gaveta com a ponta do dedão do pé que quase morri de tanta dor! Após duas semanas,nada de sumir a dor. Hoje me rendi ao hospital. Tirei radiografia do pé direito e nenhuma fratura ou luxação.

Ocorre que qualquer esbarrada dói muiiiito! Ontem à noite o pé esquerdo encostou sem querer no dedo direito e pimba, aiiiiiiiiiiiii socoooooro merrrrrrrrrrrrrrrrrrda! Dor demais.

O doutor-plantão-emergência do hospital recomendou um creminho chamado Acheflan para passar no local, que está até um pouco inchado.

Perguntei sobre as causas! ah! as causas! por que quase nunca sabemos causas? Ele disse que poderiam ser várias... blábláblá... euzinha lá, aham, aham, aham.


Trocando em miúdos? pode ser uma lesão nos tecidos moles que cobrem o osso do pé, ou um machucado na raiz da unha... bláblábláblá como se não bastassem os meus próprios traumas agora me vejo com unhas traumatizadas e haja terapia!

__________________

Segundo o dr. Google:


U N H A S



A unha faz parte dos fâneros cutâneos, como os cabelos, e, é muito peculiar na raça humana, ajudando-nos a pegar e manipular objetos pequenos que seria difícil pegar sem elas presentes. Elas ainda refletem o estado de saúde dos indivíduos assim como poderão demonstrar os hábitos, bons ou ruins, das pessoas.



Sendo uma janela para a saúde pessoal, teremos de observar o seguinte :
- Doenças do Rim : Unhas Brancas na Metade e outra metade é Vermelha, chamada 1/2 e 1/2
- Doenças Cardíacas : Leito Ungueal é Vermelho
- Doenças do Pulmão : Unhas Amareladas com Espessamento e crescimento lento
- Doenças do Fígado : Unhas Brancas
- Diabetes : Unhas Amareladas e com Discreta Coloração Arroxeada na Base.
- Anemia : Leito Ungueal Pálido



Além destas funções acima, elas tem importante efeito cosmético nas pessoas, sendo mais importante no nosso meio entre as mulheres, mas progressivamente está se tornando mais importante nos homens, dentro da estética, já tomando bom tempo nos seus cuidados.


Por causa de seu crescimento lento e dificuldades de penetrar medicamento na lâmina ungueal, sempre esta unha curará lentamente.


Tratamentos sempre serão clínicos e/ou cirúrgicos, dependendo da opinião de seu médico.


Antes de pincelarmos sobre algumas doenças, escreveremos sobre alguns cuidados no seu tratamento, devendo ser sempre seguido:


- Manter unhas limpas e secas. Impede que cresçam microorganismos sob as unhas.
- Unhas grossas e difíceis de cortar. Deixe-as em banho de imersão em água salgada e com sabonete de 5-10 minutos e após aplique creme de uréia a 10 %. Limpe-as normalmente.
- Forma de corte. Cortar as unhas acompanhando a forma do dedo, com uso de tesouras apropriadas a isto.
- Não roer as unhas.
- Lixa fina. Usar para deixar a unha sem espículas e lisas.
- Unhas encravadas. Evitar manuseá-las, principalmente se estiverem infectadas.
- Dermatologistas. Descrever qualquer alteração nas suas unhas quando procurar este profissional.



Doenças Comuns nas Unhas
As unhas compreendem cerca de 10% das afecções da pele. Por sua localização tão exposta, sofre repetidos traumas. Todo teremos em algum tempo, alguma afecção da unha. Pequenos trauma curam sozinhos, mas, aos grandes poderá ser necessário que tenhamos que recorrer aos serviços profissionais do dermatologista. Quais ? dor, eritema persistente ao redor, mudança de cor e forma, edema ao redor também.


Manchas Brancas
São muito comuns e usualmente se repetem e resultariam de trauma repetido na matriz da unha, onde a unha é produzida em 90%. Nota-se que eles vem para frente e saem, lentamente. Não é necessário cuidados exceto evitar os traumas.


Manchas de Sangue
Pequenos traumas na unha podem fazer com que se rompam finos vasos de sangue embaixo da unha e surgiriam pequenos pontos de hemorragia abaixo da unha.
Algumas drogas poderiam provocar isto, como a aspirina, mas a grande maioria é provocada por traumas.



Unha encravada
É um problema comum, e, mais comum é existir no hálux, que é o dedão do pé e a causa mais comum disto ocorre é o corte errado das unhas, junto com sapatos apertados e cuidados ruins, podendo fazer que o canto da unha se curve para baixo, crescendo para dentro da pele. Poderá ser doloroso e infeccionar. com a infecção poderá surgir o Granuloma Piogênico, que é aquela carne que cresce ao lado da unha.



Infecção Bacteriana
Os maus cuidados, mas não só eles, poderão fazer que ocorra infecção redor da unha e ficará vermelho, inchado e com dor ao toque. Poderá ocorrer pelo contato freqüente com água e/ou químicos.



Infecção por Fungos
É responsável pela metade das doenças das unhas. também será mais comum nos artelhos (dedo do pé) por eles ficarem sempre em local inapropriado (úmido e quente) e mais difícil para tratar quando ocorre na unha do pé. Afeta mais embaixo da unha, e poderá ocorrer na parte de cima e mesmo pela área da raiz. As unhas se tornam sem brilho, mais espessas e acabam por se soltar da pele abaixo. Tem descamação soba a unha (massa branca) e terá varias cores : branca, verde, amarela, ou mesmo negra.


Tumores e Verrugas
Poderão ser achados em qualquer local da unha e forma da placa ungueal poderá deforma em muito pela presença de tumores e/ou verrugas existentes. Os tumores da unha são classificados como benignos e malignos (Câncer). Os tumores benignos mais comuns são os provocados por um vírus, a verruga ungueal. Na terapia é usado o "freezing" ou químicos que serão aplicados, e, se estas invadem abaixo da dobra ungueal ou sob a unha, poderá ser necessário a cirurgia para remoção.


Psoriase
É doença crônica da pele podendo acometer articulações e unhas, caracterizada por vermelhidão e descamação onde ela acomete, na pele normal, mas na unha teremos pitting (pequenas depressões nas unhas), rugosidade, descoloração da unha podendo se tornar vermelha-acastanhada a coloração sob a unha e haver descolamento da unha. Teremos ainda o vermelho e descamação nas dobras ungueais e outras alterações, que são mais notdas nos quirodáctilos (dedos das mãos).



Trauma Repetido

Roer as unhas é hábito comum em crianças que os vai perdendo com a idade, e, quando não os perde tem associação com a ansiedade. O fato de morder as unhas não só as torna feia mas pode transmitir doenças ao praticante deste hábito. Poderá ainda danificar a pele circunjacente à unha.
É importante que as doenças que alteram as unhas poderão impedir que o indivíduo pegue pequenos objetos já que a unha é necessário a este ato fino.


Fonte: mais fonte sobre pé

2 comentários:

Anônimo disse...

Pena que tenha sido no DEDO DA MÃO! Mas tem certeza que o dedo no pé bateu foi numa quina de gaveta??? eu nao tou acreditando, eu acho que tu andou foi namorando o Robocop gay. Que pergio meu Deus. Escuta, falando sério agora: eu já tive algo parecido, o negócio é manter o dedo sossegado, nao mexe nele. Deixe que o tempo cura. Deve ter machucado, só isto. Outra coisa: invadiram o meu msn, por isso nao entro mais nele, nao consigo. Se voce pesquisar "como invadir msn" no Google tu irás ver como isso é fácil: aí a gurizada fica pedindo dinheiro pros contatos da vítima ou zoando, simplesmente. É mole??? Tu já ouviu falar do Second Life, aquilo é outra esquizofrenização da sociedade, tem até garota de programa em forma de avatar, é claro, ganhando algum dindim; os bancos, o Bradesco, já tá lá também; tem até imobiliárias, vendendo apartamentos virtuais para o internauta que está ali dentro como um avatar. Que sociedade louca, heim? Se cuida por aí, a vida tá cada vez mais louca mesmo.

Anônimo disse...

Haja informação! Sabe que eu também tenho a maior preguiça de pintar? Mas o segredo me disse: mulherzinha que tu queres ser, como é difícil!Tens que pintar as unhas!
E eu, obediente, nunca mais deixei de pintá-las.

(risos) e melhoras!!!


Alena