04 outubro, 2007

garimpando na net....eficiência e eficácia

Existe uma grande diferença entre ser eficiente e ser eficaz. Veja esta ilustração e fique sabendo o motivo.


Certo dia, ao observar a movimentação de formigas em meu jardim, verifiquei uma fileira de formigas carregando folhas até um formigueiro no topo de uma pequena elevação. Em destaque, uma das formigas conduzia, com grande dificuldade, uma folha muito maior do que as transportadas pelas demais formigas. As formigas que levavam pequenas folhas passavam por ela que, devido ao tamanho da folha que carregava, era muito mais lenta. Fiquei imaginando qual seria o motivo da escolha daquela formiga por uma carga tão mais pesada do que as outras. Pretenderia ela se destacar das demais perante a formiga-rainha com vistas a uma promoção ou simplesmente obter a admiração do grupo? De qualquer forma fiquei admirado com a sua Motivação.



Obstinadamente a formiga subia inúmeras vezes a elevação porque, perto do topo, a folha rolava morro-abaixo carregando a formiga firmemente agarrada a ela.



Bem mais tarde, a formiga da folha grande já se encontrava, finalmente, às portas do formigueiro, tentando introduzi-la no orifício que era pequeno demais para aquela folha. Nas sucessivas tentativas de introduzir a sua carga, a formiga acabava atrapalhando a entrada das outras, causando um enorme congestionamento de formigas carregando as pequenas folhas em volta do formigueiro. Mais uma vez fiquei admirado com outra qualidade daquela formiga: Persistência.



Chegava a noite e lá estava a formiga, incansável em suas tentativas de introduzir a folha no orifício do formigueiro.



Pela manhã do dia seguinte, curioso, fui até o formigueiro. A cena vista realmente foi um convite à reflexão: ao lado do buraco jazia, inerte, a grande folha e, pregada a ela, a formiga morta. As demais formigas continuavam levando as pequenas folhinhas para dentro do formigueiro.



Esta história serve para ilustrar um questionamento que geralmente se faz quanto ‘a diferença entre a eficiência e a eficácia dos colaboradores de uma organização. Ficou muito claro que a pretensa eficiência da formiga, ao escolher a folha de maior porte, resultou em contribuição zero no projeto de abastecimento do formigueiro. Pelo contrário: acabou prejudicando o trabalho metódico e sistemático das demais formigas, estas sim, eficazes no desempenho de suas funções.

Nenhum comentário: