28 outubro, 2007

Einstein, frases comuns?


Desenho eletrônico: "Cotidiano"
Autora: Solange (2006)


_____________________


Recebi essas frases atribuídas a Albert Einstein do querido Roger. Fico pensando que nós poderíamos ter escrito as mesmas reflexões. Nós, que vivemos do pensamento e da escrita, da inquitude e da curiosidade, da imaginação crente e descrente, registramos nossos aforismos.

Mas, pensando bem, os trechos "imortais" só "merecem" ser lidos quando escritos por também imortais. Sem reconhecimento por suas descobertas, as frases de Einstein amarelariam num caderno qualquer, pereceriam em diários, iriam, talvez, para o lixo... como é o destino dos papéis de todos os outros "mortais".

Enquanto não nos tornamos "eternos" nos consolamos em reproduzir nossos pensamentos a partir daqueles com os quais nos identificamos...

Assim, vamos "aspeando" a vida até que ela nos dê a oportunidade de nos deixar falar por nós mesmos...

Caso isso não aconteça, irão virar "dejetos" os nossos próprios pensamentos registrados nas cadernetas das citações copiadas.

Juntos, irão... nós e eles!


______

soll, lua cheia, sábado 23h50min

_____________________

"Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o criou. É preciso ir mais longe. Eu penso várias vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho em um grande silêncio e a verdade me é revelada."


__________________



"Às vezes me pergunto por que eu fui o único a desenvolver a teoria da relatividade. A razão, acho, é que um adulto normal nunca pára pra pensar nos problemas de espaço e tempo. Essas são coisas que só as crianças pensam. Mas como meu desenvolvimento intelectual foi retardado, como resultado eu comecei a me perguntar sobre espaço e tempo somente quando cresci."

_________________

"Eu sou suficientemente artista para desenhar livremente na minha imaginação. Imaginação é mais importante que conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação dá a volta ao mundo."


_________________


"Como é possível que a matemática, sendo afinal um produto do pensamento humano, que é independente da experiência, seja tão admiravelmente apropriada para os objetos da realidade? Será que a razão humana é, sem recurso à experiência, meramente pelo pensamento, capaz de sondar ("fathom") as propriedades das coisas reais?
Em minha opinião a resposta a esta pergunta é, em poucas palavras: na medida em que as leis da matemática referem-se à realidade, elas não são exatas; e, na medida em que elas são exatas, não se referem à realidade."


________________

"Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito."


_______________

"Não posso imaginar um Deus que recompensa e castiga os objetos de sua criação, cujos propósitos estão modelados com base em nossos próprios - em resumo: um Deus que não é senão um reflexo da fragilidade humana."

"Acredito no Deus de Espinosa, revelado na harmonia de tudo o que existe, mas não em um Deus que se preocupa com o destino e as ações dos homens."

_______________

"A vida não dá nem empresta, não se comove nem se apieda. Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos."

_______________

"A vida é como jogar uma bola na parede. Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul, se for jogada uma bola verde, ela voltará verde, se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca, se a bola for jogada com força, ela voltará com força. Por isso, nunca jogue uma bola na vida de forma que você não esteja pronto a recebê-la."


_______________

"Quero partir quando quiser. É de mau gosto prolongar a vida artificialmente; já dei o meu contributo, é tempo de partir. Fá-lo-ei elegantemente."


______________

Nenhum comentário: