26 setembro, 2007

EU QUERO! jóias com gemas amarelas!












Diamante amarelo
Os diamantes amarelos com tonalidades não intensas são os mais comuns na natureza. Porém, quando possuem uma tonalidade forte, acentuada, passam a ser denominados fancy diamond, sendo bastante apreciados. Diamantes tipo Ia podem adquirir sua cor, amarelo ou castanho, através de irradiação seguido de tratamento térmico.

Safira amarela
Safira, em grego, significa azul e, durante muito tempo, pensava-se que somente existiam safiras azuis. Por isso, anteriormente, a safira amarela era confundida com o topázio imperial. Hoje em dia, porém, ela adquiriu seu espaço na joalheria e faz bastante sucesso. Maiores produtores: Índia, Birmânia, Sri Lanka, Tailândia, Campuchéia, Austrália, Tanzânia, EUA e Quênia.

Berilo dourado
Sua tonalidade varia entre o amarelo-limão e o amarelo-ouro, sendo que sua substância corante é o ferro. Brasil e Afeganistão são os principais produtores. De acordo com os esotéricos, ajuda na libertação de preconceitos e na redução da intolerância.

Crisoberilo
Seu nome quer dizer ouro, em grego, e uma de suas tonalidades mais apreciadas é justamente o amarelo-ouro. Pode apresentar o efeito olho-de-gato, finos canais paralelos que, juntos, produzem uma linha luminosa branco-prateada, gerando um efeito ondulante em pedras lapidadas em cabochão. É encontrado no Brasil, Sri Lanka, e Rússia.

Espinélio amarelo
Também conhecido como rubicela,, tem como os principais produtores o Sri Lanka e Birmânia. Não possui birrefringência. Ocorre de transparente a opaco e é encontrado entre 1 a 5 quilates, sendo que, gemas facetadas acima de 40 quilates são conhecidas. Existem espinélios sintéticos de todas as cores no mercado desde o começo do século passado. Pode ser confundido com ametista, crisoberilo, granada, rubi, safira e topázio.

Topázio
O topázio amarelo é o mais comum, e geralmente não possui cores fortes, profundas. Brasil, Sri-Lanka, Birmânia e Rússia são os principais produtores.

Turmalina amarela
Também conhecida como dravita, seus tons variam do amarelo-castanho ao amarelo-escuro. Brasil e Afeganistão se destacam na produção desta gema.

Citrino
Seu nome deriva de palavra citrus, que em latim, significa amarelo. Sua cor varia de amarelo claro até parda dourada, passando pelo amarelo-limão. Ametistas e quartzos enfumaçados aquecidos ficam com a tonalidade do citrino. A gema, conhecida como a pedra da fortuna e da esperança, geralmente é encontrado em tons pálido.

Quartzo olho-de-gato
Trata-se de uma calcedônia translúcida com finas fibras paralelas, podendo ser encontrados também na cor amarela esverdeada. Sri Lanka, Índia e Brasil são os maiores produtores. É tido como um bom agente para quem busca estabilidade e força para superar os obstáculos.

Olho-de-tigre
Faz parte do grupo do quartzo e possui tons que variam do amarelo dourado ao parda dourado. Ao ser lapidado em cabochão, apresenta uma faixa luminosa estreita, que parece uma pupila de gato. Desde a Antigüidade é tida como a gema do misticismo e da fé que move montanhas. Índia, Sri Lanka e África do Sul são seu principais produtores.

Jaspe amarelo
Variedade da calcedônia, é uma gema que raramente possui uma cor só, apresentando bandas, manchas ou figuras, normalmente em forma de chama. Sua cor é determinada por suas impurezas, que podem chegar a 20%. É encontrado na Escócia, Rússia, EUA, Itália, Alemanha e outros países.

Texto e algumas imagens do site Feninjer

Além de outras: Opatita amarela, calcita amarela, pedra do sol, opala amarela, âmbar...

Bom, posso querer um anel com várias dessas pedras... com um CITRINO bem no meio!


...

4 comentários:

Anônimo disse...

Querer é poder, ó venerada Solange!

Estou enrolada como correio, mas como faço para te enviar umas coisas? Manda de novo o endereço (pode ser o teu ou o de tua mãe).

Anônimo disse...

oi soll! como vai a nova vida? me conta, bjinho, saudade... será q nunca mais vamos tomar aquela cervejinha? :)

Unknown disse...

São lindas, mas prefiro verde.
Beijo

Anônimo disse...

oi Ual, gosto tbm das verdes, das vermelhas, lilases, azuis... rsss, mas to nomento amarelas!

oi Mano, vamos sim sair! saudades de voce!

oi Alena, vou postar no seu blog.

bjao pro ces
Soll