31 outubro, 2006

quem pergunta quer saber...


A frase publicada no blog:
"Às vezes sou margem, nas outras rio" (Solange PP)

O comentário:
“manoela disse...
E o q incomoda mais? ser rio conduzido pela margem ou margem desgastada pelo rio? beijos! eu às vezes rio, mas não muitas, vivo de mau humor :)”


A resposta:
Amiga Mano,

Questão difícil, né? Eu fui rio conduzido por margens largas na infância. Mais tarde, cercada por outras muito estreitas no início da fase adulta. Se antes eu era um rio que corria alagando matas, em seguida virei quase um riacho premido por pedras de tamanhos variados. Houve um dia que, quase seca, virando sertão, pensei, se não posso escorrer livre que graça tem ser água? “Optei” pela margem. Tirei o leito de campo, deixei pessoas desérticas, apatetadas e perplexas. Assim como eu também havia ficado. Mas, vi que tem margem que começa a crescer e invadir rios. De correntezas fracas. Cresce um pouco mais aqui, não se deixa inundar dali... De repente, ser margem tinha lá seu encanto de observação de rios loucos, quedas d’água inoportunas e tempestades fortes demais para uma simples matinha à beira. Cresci, morri, definhei, renasci, fui expulsa, voltei. Hoje em dia, nem posso lhe dizer se sou mais rio conduzido pela margem ou mais margem desgastada pelo rio. Talvez, seja ambos. Ora rio, ora margem. Confesso, porém, que ser conduzida não me agrada, ser oprimida não suporto, e ser desgastada é um preço alto demais. Por isso, rio. Rio da minha falta de competência de ser rio. Rio da minha cara-de-pau de ser margem. Fico indignada também pelos mesmos motivos. Acho que vou é virar pedra. Sair rolando. Parar quando cansar num brejo qualquer. Ou bater na cabeça de um desavisado que nada sem olhar para o lado. Quem sabe até afundar, já que pedra não bóia. Eta vididinha difícil essa de seguir a própria natureza. O que mais me incomoda é não poder ser eu. Isso não tem a menor graça!

E, um beijão para você, Mano, que bem me entende!

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu queria ser eu mesmo...

Anônimo disse...

linda! vamos ser tempestade???? acho uma boa saída! que inunda tudo, aumenta o volume dos outros rios, destelha tudo, deixa a natureza verdinha, os animais ficam felizes, as pessoas do nordeste também... causamos congestionamentos! tempestade é legal! ehehehe, bjos sol! (aliás, no seu caso, sairia um belo arco-íris) :)

\o/ disse...

isso amiga@ seremos tempestade!!! bjs