04 maio, 2006

Arte censurada....a volta da inquisição....

Imagem da Obra Censurada
Desenhando com Terços
Márcia X



Trecho da matéria sobre a censura:

O conselho diretor do banco, formado pelo presidente e por sete vice-presidentes, julgou que havia uma ameaça à marca e aos negócios e optou pela censura. O temor principal era que o boicote adquirisse as proporções de uma bola de neve.

Na íntegra: Folha de São Paulo e Jornal do Brasil



Nota do Ministro da Cultura:


Brasília, 25 de abril de 2006.

Toda censura é inaceitável. Os critérios para seleção de obras exibidas numa exposição devem ser de natureza estética, sob a responsabilidade de curadores ou de quem for designado para a tarefa.

Dessa forma, o Ministério da Cultura estranha a censura feita à obra de Márcia X, na exposição Erótica, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro.

Acreditamos na capacidade de discernimento crítico dos espectadores e do público em geral. Assim como acreditamos que toda tutela na relação entre obra de arte e espectador é inaceitável.

Segundo a Constituição Brasileira, é “livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”. Por isso, não pode haver mais em nosso país nenhum tipo de interdição a obras de arte e a outras formas de expressão.

Esperamos que a decisão do CCBB seja revista em nome da liberdade garantida por lei.


Gilberto Gil
Ministro de Estado da Cultura


Veja o site de Márcia X com comentários sobre suas obras.

3 comentários:

Anônimo disse...

Soll! Isso é uma vergonha! A censura é uma violação dos direitos à livre expressão artística... essa igreja hipócrita, essa falsa moral, me dão nojo. Estive estudando a obra de Nelson Leirner e ele também foi censurado no RJ. Depois te mando o trabalho por mail. Bjão!

Anônimo disse...

Esqueci de dizer... não estarei na troca de livros no sábado... meu orientador convocou uma reunião aqui às 9h no sábado... mas seu livro está prontinho e pedirei para o meu Alexandre deixar lá na Usina. Beijos e saudades!

Anônimo disse...

Soll... que absurdo isso tudo viu... assinei o abaixo assinado, beijos